27.6 C
Distrito Federal

Hoje é Dia: Ruth de Souza e Lima Barreto são resistência ao racismo

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

O escritor Lima Barreto, a atriz Ruth de Souza e o cantor Bob Marley possuem mais do que o talento em comum. Os três utilizaram suas trajetórias para resistir e lutar contra racismo. Cada um deles, ao seu tempo, ganhou um lugar de destaque na cultura brasileira e mundial.

Entre 9 e 15 de maio, a sobrevivência ao preconceito e à violência se confundem com as datas de nascimento e morte desses e de outros personagens da história. Entre eles, está  Stuart Angel, preso, torturado e assassinado pela ditadura militar. 

A semana começa com o Dia das Mães (9) e termina com o Dia Internacional das Famílias (15): comemoração instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Confira os destaques da semana:

Ruth de Souza, a primeira atriz negra em telenovela

Faz apenas dois anos que a atriz Ruth de Souza se foi. Se fosse viva, comemoraria, neste quarta-feira (12), o seu centenário. Em homenagem à atriz, a TV Brasil levou ao ar um conteúdo histórico exclusivo com a artista preservado no acervo da emissora pública no programa Recordar é TV. Reveja:

Já o programa Viva Maria recorda que Ruth de Souza foi indicada, em 2005, ao Nobel da Paz. A jornalista Carla Rodrigues, responsável pela página que homenageia a trajetória de Ruth de Souza, reproduziu um texto onde a artista diz:

“Não tenho dúvida de que, com a minha carreira, contribuí para mudar a percepção que a sociedade brasileira tem da mulher negra. […] Sempre tive a capacidade de compreensão, de suportar o preconceito e de tentar entender.”

A força de Ruth de Souza frente ao racismo na cultura é algo que Lima Barreto compartilhou durante sua história. Nascido em 13 de maio de 1881, há 140 anos, ele foi um romancista  da primeira república e um importante escritor do Pré-Modernismo. Negro, era filho de um tipógrafo e de uma professora primária. 

O Momento Literário, reproduzido no Antena MEC, destaca que a cor da pele junto a pobreza fizeram com que o escritor e a família fossem vítimas de preconceito durante toda a vida. 

Barreto ingressou na literatura com a publicação do romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909) e também é autor do clássico Triste Fim de Policarpo Quaresmo.

Ouça mais sobre a história dele no player abaixo:

A semana também resgata o dia da Abolição da Escravatura. No dia 13 de maio de 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea. A data, no entanto, não é comemorada pelo movimento negro, conforme declarações dadas à Agência Brasil. A razão é o tratamento dispensado aos que se tornaram ex-escravos no país.  

A quinta-feira também é o Dia dos Pretos Velhos (13), tradição na Umbanda, religião que foi considerada patrimônio imaterial do Rio de Janeiro em 2016. 

Os 40 anos sem Bob Marley (Love the life you live)

Onze de maio é o Dia Nacional do Reggae. A data foi escolhida para lembrar de Bob Marley, cantor jamaicano que morreu em 11 de maio de 1971, há 40 anos. Marley é considerado um dos maiores representantes do estilo musical que surgiu na Jamaica, no final da década de 1960.

Sua música falava de temas como o preconceito e desigualdade. Como explica o programa História Hoje, o reggae é um estilo desenvolvido a partir de dois outros, o scar e o rock steady, uma mistura de gêneros, uma combinação harmoniosa e expressiva de sons e ritmos que, na década de 70, ganhou as asas luminosas da arte, despontando para o mundo.

A força do Reggae fez com que São Luiz (MA) ficasse conhecida como a jamaica brasileira. Sobre esse assunto, assista a reportagem de 2016 feita para o Repórter Maranhão:

50 anos da prisão e morte de Stuart Angel

Em 15 de maio de 1971, Stuart Angel, militante do MR-8, foi preso, torturado, assassinado por membros do Centro de Informações da Aeronáutica (CISA) e dado como desaparecido político. Era filho da conhecida estilista Zuzu Angel, que fez inúmeras denúncias sobre o sua morte e desaparecimento.

Em 2014, a Comissão da Verdade apresentou relatório com novas informações sobre o assassinato de Stuart Angel.

Hildegard Angel, irmão de Stuart Angel e filha de Zuzu Angel – assassinados pela ditadura militar do Brasil – considera fundamental a divulgação de documentos secretos comprovando que os Estados Unidos sabiam dos assassinatos e torturas pelo regime militar instalado no país a partir de 1964. 

Em 2015, o governo dos EUA liberou 538 documentos entre telegramas, memorandos e relatórios do Departamento de Estado que ficaram secretos por mais de 40 anos que revelam que a diplomacia norte-americana teve conhecimento da morte do ex-deputado Rubens Paiva e do militante Stuart Angel Jones. Saiba mais:

Há 90 anos nascia o cineasta Ettore Scola

Ettore Scola é considerado um dos últimos grandes roteiristas e diretores italianos. Ele realizou filmes memoráveis como Um dia inesquecível ou Tão amigos que nós éramos. Nesta segunda-feira (10/05), ele completaria 90 anos. Ele dirigiu obras que tiveram a participação de atores como Marcello Mastroianni, Sophia Loren, Vittorio Gassman e Nino Manfredi.

Diretor de mais de quatro dezenas de filmes, entre os quais documentários, Scola também foi autor de cerca de 80 roteiros cinematográficos.

No ano de sua morte (19/01/2016), o programa Claquete fez uma homenagem a Scola ao tocar  a trilha sonora de um de seus melhores filmes, O Baile. A trilha foi composta por Vladimir Cosma e interpretadas por Fred Astaire, Beatles, Charles Aznavour, The Platteres, entre outros:

Dia das Mães e mais

A semana começa com o Dia das Mães, comemorado no domingo (9). De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a data deve movimentar  R$ 12,2 bilhões em volume de vendas em todo o país.

Já a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tem dois motivos para festejar a segunda-feira (10). Neste dia, comemora-se a inauguração da Rádio MEC FM (10/05/1983) e o início do funcionamento da Agência Brasil (10/05/1990).

Esta segunda-feira (10) também é o Dia Mundial do Lúpus, comemoração reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar sobre alguns dos sintomas do
Lúpus Eritematoso Sistêmico, uma doença auto-imune crônica de causa desconhecida e de difícil diagnóstico; e que acomete mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Lista semanal com datas, fatos históricos e feriados:

Fonte: Agência Brasil

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias