19.6 C
Distrito Federal

Abandono de animais domésticos aumenta no DF por conta da pandemia

Mais Lidas

Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos Meira Ramirez
Ronan Carlos é jornalista, diretor do 61notícias e apresentador do canal 61podcast no YouTube, com mais de meio milhões de inscritos. Em 1997, estreou na tv como publicitário fazendo várias participações em programas de tv anunciando empresas e marcas com relevância nacional e internacional. Em 2022, lançou o livro sabores da vida uma autobiografia de sua história de vida e superação.

MP alerta para o aumento do número de casos de abandono de animais domésticos no DF

Com as mudanças no dia a dia causadas pela pandemia de covid-19, algumas famílias estão abandonando os próprios animais. Com isso, o Ministério Público promove um alerta com MP Solidário: Impacto da pandemia no abandono de animais. A intenção da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Prodema) é chamar a atenção para o aumento do número de casos de abandono e para as responsabilidades de cuidar dos pets.

A promotora de Justiça do Meio Ambiente, Luciana Bertini, destaca que uma das preocupações do Ministério Público é a situação de abandono desses animais, que vão para as ruas e ficam sem alimentação e sujeitos à zoonoses. “É importante que aquelas famílias que já têm experiência com guarda responsável se sensibilizem agora com esses animais que precisam de cuidados”, afirma.

A comerciante Andréia Tomé decidiu adotar um cachorro para sua filha, que está com as aulas paralisadas por conta da pandemia. Para elas, além de o momento proporcionar mais tempo para se conhecer, a adoção foi uma oportunidade de ajudar um animal que estava sem um lar e alegrar a rotina da criança.
A promotora de Justiça salienta que animais exóticos e silvestres não são pets. “Eles não são animais de companhia. Apenas cães e gatos são”, enfatiza.

O MP solidário

O projeto busca informar a sociedade sobre seus direitos nas diversas áreas de atuação do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios (MPDFT) para fortalecer a cidadania e prevenir a violência. As iniciativas estão voltadas para a gestão positiva dos conflitos e foram idealizadas para atender o atual contexto de pandemia, mas continuarão após o fim da situação de emergência.
Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias