Equipes da Secretaria de Economia (Seec-DF), em parceria com a Secretaria de Governo (Segov-DF), deram início nesta segunda-feira (19) a uma ação itinerante para ajudar as 35 administrações regionais do Distrito Federal a elaborarem planos estratégicos institucionais. A comitiva esteve no Plano Piloto e no Lago Sul; até o fim de setembro, os técnicos irão concluir todas as visitas.
“A proposta é ampliar o diálogo com os servidores que estão lá na ponta. Ouvir, trocar experiências e ajudá-los a planejar o atendimento das demandas da comunidade local, sempre alinhados ao Plano Estratégico do Distrito Federal 2024-2060”, explica o secretário-executivo de Planejamento da Seec, Otávio Veríssimo.
Durante as visitas, as equipes das administrações regionais preenchem um questionário específico sobre atividades desempenhadas, infraestrutura, recursos humanos e atendimento à população. A proposta é que, além dos planos estratégicos institucionais, as cidades consolidem mapas estratégicos contendo a missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos dos órgãos, bem como listas de indicadores para mensuração das metas e de ações que viabilizem o alcance dos indicadores.
“É um trabalho que está sendo feito desde julho com as oficinas que oferecemos dentro da Escola de Governo”, explica o subsecretário de Gestão de Programas e Projetos Estratégicos, Adriano Arruda Barbosa Leal. “Agora, estamos fazendo uma escuta ativa sobre capacitação das equipes e a respeito de ações de melhoria da infraestrutura das administrações. Mas o foco é a busca de melhorias do serviço entregue à população”, complementa.
O secretário adjunto de Governo, Valmir Lemos de Oliveira, fez questão de acompanhar de perto as primeiras visitas técnicas. Segundo ele, o trabalho vai fortalecer a entrega do serviço público ao cidadão. “O planejamento é uma atividade constante e diária para que as administrações possam fortalecer seu trabalho com a comunidade local e para a integração governamental”, avalia.
O administrador do Lago Sul, Rubens Santoro Neto, explica que “o grande objetivo de um governo responsável é atender às demandas da população”. De acordo com ele, a capacitação das equipes é fundamental, pois são elas as responsáveis pelo atendimento diário da população do Distrito Federal, tanto na execução e no acompanhamento de obras quanto na escuta e no atendimento da sociedade.
Para o administrador do Plano Piloto, Bruno José Bandim Olímpio, o curso de capacitação realizado pelos servidores e as reuniões com o corpo técnico para pensar o planejamento estratégico institucional são fundamentais para “colocar em prática um bom atendimento voltado à comunidade do Plano Piloto”.
*Com informações da Secretaria de Economia
Fonte: Agência Brasília