Uma delegação de 20 bombeiros militares do Distrito Federal (CBMDF) seguiu em direção à base de apoio em Ilhéus, na Bahia, nesta segunda-feira (27) para reforçar a atuação local no resgate de vítimas e combate aos efeitos das fortes chuvas que atingem o estado nos últimos dias.
A equipe é formada por pessoal experiente, com conhecimento em ações nacionais de desabamento ou desmoronamento, e internacionais de ajuda humanitária e busca e salvamento em estruturas colapsadas.
Segue ao local com dois caminhões e quatro caminhonetes equipados com materiais de embarcação, que serão usados no salvamento de pessoas ilhadas na região.
“Nossos profissionais já participaram de outras missões no país e no exterior, demonstrando sempre dedicação, conhecimento técnico e alto grau de profissionalismo. Desta vez, vamos somar esforços aos militares da força tarefa para ajudar a população da Bahia a superar esse momento difícil”, destaca o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo.
“A exemplo de vários Corpos de Bombeiros do Brasil, a CBMDF não poderia deixar de prestar socorro aos irmãos da Bahia. Trata-se de amor ao próximo e solidariedade. Assim honramos o nosso lema, que é: vidas alheias e riquezas salvar”, frisou o comandante da CBMDF, coronel Rogério Alves Dutra.
A missão terá duração de 10 dias, com previsão de retorno para 5 de janeiro, mas pode ser estendida, segundo o chefe da seção logística do grupamento de busca e salvamento, major Ulisses Giech, caso necessário. “Iniciaremos em Ilhéus, e de lá receberemos o comando para outros locais de deslocamento. A nossa missão é prestar o máximo de apoio às pessoas e salvar vidas”, destacou o militar.
* Com informações da SSP/DF
Fonte: Agência Brasília