O silêncio tomou conta de corredores que antes eram cheios de movimento. O Governo do Distrito Federal anunciou a retomada de 140 boxes fechados há mais de 45 dias em feiras e shoppings populares. A maior parte está no Shopping Popular do Gama (126 boxes), enquanto o Núcleo Bandeirante e Sobradinho II têm sete cada.
A ação faz parte de um monitoramento contínuo da Secretaria Executiva das Cidades, em parceria com administrações regionais e associações de feirantes, com o objetivo de garantir que os espaços funcionem regularmente e manter as feiras vibrantes.
Os atuais ocupantes têm 15 dias úteis para apresentar defesa à administração regional. Para permanecer, precisam comprovar interesse e regularidade, entregando documento oficial com foto, Termo de Permissão de Uso e certidões negativas de débitos com a entidade da feira e a DF Legal.
Para Alexandre Yanez, subsecretário de Mobiliários Urbanos e Apoio às Cidades, a iniciativa combina fiscalização e incentivo: “Queremos feiras cheias e movimentadas, que sejam oportunidades de renda e convivência. O objetivo não é punir, mas garantir que os espaços sejam usados de forma produtiva”, afirma.


