17.3 C
Distrito Federal

Chuvas fortes causam atrasos, cancelamentos e desvios de voos no Aeroporto de Brasília

Temporal obrigou operação por instrumentos e afetou ao menos 59 voos; aeroporto afirma que funcionamento foi normalizado na manhã desta segunda-feira (20)

Mais Lidas

As fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal na noite de domingo (19/10) provocaram atrasos, cancelamentos e desvios de voos no Aeroporto Internacional de Brasília. De acordo com o consórcio Inframérica, responsável pela administração do terminal, as operações foram afetadas principalmente entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (20/10), quando o aeroporto precisou operar por instrumentos devido à baixa visibilidade causada pelo mau tempo.

Segundo o balanço divulgado pela Inframérica até as 7h30 desta segunda, 17 voos que partiriam do terminal foram cancelados, além de 2 voos com destino ao DF. Outros 14 voos precisaram ser desviados para aeroportos em Goiânia (GO) e Confins (MG). Ainda segundo o consórcio, 26 voos registraram atrasos significativos nos horários de pouso e decolagem.

O uso de instrumentos para navegação aérea é adotado quando as condições meteorológicas não permitem o pouso e decolagem com referências visuais, exigindo mais cautela por parte de pilotos e controladores de tráfego. Passageiros relataram que, por volta das 20h30, algumas aeronaves chegaram a dar voltas no espaço aéreo, sem autorização para se aproximar da pista do aeroporto de Brasília.

A situação gerou filas e aglomerações no saguão do aeroporto, com passageiros à espera de informações sobre conexões e alternativas de embarque. Apesar dos transtornos, a Inframérica informou que o terminal opera normalmente desde a manhã desta segunda-feira (20), com os voos sendo gradualmente normalizados.

A previsão de chuvas continua para o Distrito Federal nos próximos dias, segundo a Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que alertam para possibilidade de temporais e recomendam atenção redobrada em áreas de circulação, transporte e serviços públicos.

Fonte:g1

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias