A Gincana de Reciclagem promoveu, durante dois meses, um processo de educação ambiental e logística reversa nas escolas públicas do Distrito Federal que aderiram a essa ação. A iniciativa foi instituída pelo Reciclotech – um programa de inclusão digital da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que visa potencializar a gestão inteligente de resíduos eletrônicos.
De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo, foram mobilizadas 41 escolas de ensino fundamental e médio e arrecadadas 9,5 toneladas de resíduos eletrônicos. As cinco escolas que acumularam mais pontos serão premiadas com equipamentos de informática.
- 1° lugar – Laboratório com 40 computadores recondicionados – Escola Classe 6 Taguatinga
- 2° lugar – Laboratório com 20 computadores recondicionados – Escola Classe 27 de Taguatinga
- 3° lugar – 3 computadores recondicionados para uso administrativo – Escola Classe 31 de Ceilândia
- 4° lugar – 1 computador recondicionado para uso administrativo – CEF 1 do Paranoá
- 5° lugar – 1 impressora colorida – Escola Classe 218 de Santa Maria
Conscientização
Idealizado pela Secti, o programa atua na conscientização do descarte correto desses materiais, promovendo uma série de ações educativas que contribuem para democratizar o acesso à tecnologia, com foco no recondicionamento e de doações de equipamentos.
O Reciclotech atua na proteção do meio ambiente por meio do desfazimento correto, coleta seletiva e a capacitação de jovens de 14 a 18 anos de baixa renda em cursos voltados à tecnologia. “O Reciclotech nasce da vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente”, afirma Gilvan Máximo.
“Somos a única usina de reciclagem da América Latina e já foram instalados 106 pontos de entrega voluntária (PEVs) em várias regiões administrativas, com a realização de 52 caravanas e arrecadação de aproximadamente 426.388 mil toneladas de lixo eletrônico”, acrescenta o secretário.
A realização da gincana buscou alcançar os seguintes objetivos:
– Valorizar a atuação da equipe escolar na ação pedagógica, em contextos de meio ambiente e cidadania;
– Valorizar o trabalho da equipe escolar e seu potencial de promoção de novos valores e comportamentos;
– Aprofundar o conhecimento dos estudantes em temas como meio ambiente, sustentabilidade, logística reversa e economia circular;
– Incentivar o protagonismo social junto aos estudantes, em prol de uma mobilização que tenha como pressuposto a valorização da cidadania e a transformação da sociedade, no que diz respeito à reutilização e à reciclagem de materiais eletrônicos em desuso. E, sobretudo, despertar a conscientização sobre os aspectos gerais de cuidados com o planeta;
– Promover a consciência socioambiental e o respeito a si próprio e ao outro, acolhendo e valorizando a diversidade de indivíduos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer natureza;
– Promover os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.
*Com informações da Secti
Fonte: Agência Brasília