21.6 C
Distrito Federal

Dados da Avaliação da Educação Básica são apresentados durante encontro

Mais Lidas

A Secretaria de Educação reuniu, nesta quinta-feira (20), representantes de todas as 14 regionais de ensino do Distrito Federal para a divulgação dos resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021. Os dados foram apresentados pela Diretoria de Avaliação (Diav), que trouxe análises importantes e focalizadas para a definição de ações a serem tomadas nos próximos anos. O objetivo é melhorar a aprendizagem nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e médio.

No encontro, a secretária Hélvia Paranaguá ressaltou a importância de estimular a comunidade escolar a participar do Saeb | Foto: Mary Leal, Ascom/SEEDF

Os dados do resultado Saeb 2021 foram analisados para apoiar políticas públicas que visem a melhoria do processo educacional, em particular no cenário pós-pandemia. A apresentação das informações também foi feita para as subsecretarias da Secretaria de Educação na tarde de quarta-feira (19).

“O DF teve boa classificação nos resultados, mesmo diante de todas as dificuldades que o nosso país passou por conta da pandemia. A queda que observamos foi menor do que a esperada e, dentro dessa perspectiva, fomos destaques”
Hélvia Paranaguá, secretária de Educação

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância de estimular os gestores da educação para que eles mobilizem professores e estudantes a participarem do Saeb, uma vez que a avaliação devolve dados e indicadores de qualidade, que mostram como está a rede de ensino e o que precisa ser feito para melhorar a aprendizagem.

“O DF teve boa classificação nos resultados, mesmo diante de todas as dificuldades que o nosso país passou por conta da pandemia. A queda que observamos foi menor do que a esperada e, dentro dessa perspectiva, fomos destaques”, reforça.

O Distrito Federal alcançou o primeiro lugar entre os estados brasileiros na média do Saeb 2021. A pontuação é referente aos anos iniciais do ensino fundamental (5º ano) e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática. Nos anos finais do ensino fundamental (9º ano), o DF ficou em terceiro lugar com os resultados da prova de português e na segunda colocação em matemática.

Regionais de ensino vão trabalhar com os resultados do Saeb para criar mecanismos de melhoria da aprendizagem

Para Radsom Lima, gerente de Avaliação de Redes de Ensino, o DF tem qualidade profissional e estrutura adequada que contribuem significativamente na hora de trazer melhorias na aprendizagem. “Se a gente entender as nossas fragilidades a partir dos resultados postos, vamos conseguir trabalhar para ofertar uma educação de qualidade e excelência”, disse. “Vamos retomar essas aprendizagens perdidas e impactadas no período da pandemia e avançar para alcançar as novas metas preestabelecidas”, destaca.

Com base nos resultados da avaliação do Saeb, a Secretaria de Educação fará um planejamento para os próximos quatro anos, a fim de melhorar a aprendizagem no DF. O trabalho será feito pela Diav em conjunto com os articuladores da educação das regionais de ensino. Os educadores terão até dezembro deste ano para discutir os pontos fracos e fortes de cada escola.

O Saeb 2021 foi aplicado durante a pandemia da covid-19. Nesse cenário, foi constatado que 92% das escolas de educação básica do Brasil adotaram estratégias de mediação remota ou híbrida e que 72,3% das escolas de educação básica recorreram à reorganização curricular com priorização de habilidades e conteúdos e 26,3% a adoção da estratégia de complementação curricular em 2022.

*Com informações da Secretaria de Educação

The post Dados da Avaliação da Educação Básica são apresentados durante encontro appeared first on Agência Brasília.

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias