A Defensoria Pública do Distrito Federal vai levar atendimento gratuito para quem passa pela Esplanada dos Ministérios nos próximos dias 18 e 19. Das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional, a população terá acesso a uma série de serviços que vão muito além da assistência jurídica: exames de DNA, apoio psicossocial e informações sobre prevenção do câncer de próstata estarão disponíveis de forma totalmente gratuita.
A ação faz parte da campanha Novembro Azul, que alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e da prevenção da saúde masculina. Além dos serviços oferecidos pela Defensoria, instituições parceiras disponibilizarão atendimento em saúde, bem-estar, mercado de trabalho e promoção da cidadania, com foco especial em pessoas em situação de vulnerabilidade.
Bárbara Nunes, defensora pública-geral substituta, destaca a relevância de aproximar os serviços da população. “Nosso objetivo é oferecer atendimento completo, que una orientação legal e cuidado com a saúde. O Novembro Azul nos permite falar sobre prevenção, direitos e valorização da vida”, afirma.
Novembro Azul
Surgida na Austrália, em 2003, a campanha se espalhou pelo mundo como uma forma de conscientizar homens sobre a importância de exames preventivos e hábitos saudáveis, com ênfase na detecção precoce do câncer de próstata.


