24.6 C
Distrito Federal

Delegação de Moçambique elogia sistemas fiscais do DF

Mais Lidas

Uma delegação de oito representantes da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) visitou as instalações da Secretaria de Economia (Seec-DF). Eles vieram a Brasília para conhecer os sistemas integrados de transmissão, recepção, armazenamento e monitoria de informação contabilística fiscal utilizados pela administração do Governo do Distrito Federal (GDF).

“Foi uma grande oportunidade conhecer o trabalho desenvolvido no Distrito Federal. Pudemos aprofundar o conhecimento sobre a base de dados do Estado, conhecer mais sobre o programa Nota Legal, e, sobretudo, as ferramentas de tecnologia usadas para coleta e tratamento de informações. Esperamos em breve fortalecer essa parceria que será muito importante para o nosso país”, afirmou o técnico da Autoridade Tributária de Moçambique, Castro Ferreira.

“Esse é um importante intercâmbio e uma rica troca de informações. A iniciativa coloca o Distrito Federal, mais uma vez, como exemplo em políticas públicas e demonstra a relevância e o reconhecimento, em nível internacional, que a gestão do GDF ganha a cada dia”, destaca o secretário executivo de Fazenda, Itamar Feitosa.

A delegação do país africano foi apresentada aos métodos de trabalho da fiscalização eletrônica de mercadorias em trânsito nas estradas, rodovias, transportadoras, aeroporto e estabelecimentos comerciais do DF. O coordenador de Fiscalização Tributária, Silvino Nogueira Filho, apresentou os mecanismos de funcionamento dos sistemas utilizados pela Secretaria Executiva de Fazenda da Secretaria de Economia e os resultados obtidos por meio das operações realizadas.

“Foi uma visita enriquecedora e uma oportunidade para difundir e avançar com a cultura de monitoramento e tributação fora do Brasil. A Secretaria Executiva de Fazenda está sempre de portas abertas à inovação e ao compartilhamento de informações qualificadas’’, completou Silvino.

Nesta sexta-feira (16), a delegação realizou uma visita técnica ao data center corporativo da Secretaria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). Acompanhados do secretário-executivo, Wisney Oliveira, os representantes puderam conhecer como é feito o armazenamento de dados do GDF.

“O Distrito Federal se destaca na implementação de sistemas de armazenamento e fiscalização, servindo como um modelo para o Brasil e outros países. A visita da delegação moçambicana ao DF sublinha a importância de promover o uso de evidências na formulação de políticas públicas mais eficientes e eficazes”, reforçou Wisney Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias