Entre os dias 28 de novembro e 5 de janeiro, estão previstas cerca de 1,3 mil ações em locais previamente mapeados
Zélia Ferreira
(Brasília – 26/11/2024) – A população do Distrito Federal já está em clima de confraternizações de fim de ano e se prepara para os festejos de Natal e Réveillon. É uma época muito festejada e, para que o ir e vir das pessoas nesse período continue sendo motivo de alegria, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal planeja ações preventivas para garantir Boas Festas a todos, sem comprometer a segurança viária. A operação Boas Festas 2024 começa nesta quinta-feira (28) e se estende até o dia 5 de janeiro de 2024.
Serão 1,3 mil ações de fiscalização, sendo 80 do tipo blitz, 370 patrulhamentos ostensivos com abordagens e 850 pontos de demonstração. O trabalho dos agentes ocorre de forma preventiva e, também, com pontos bloqueios e grandes blitzes diurnas e noturnas em todas as regiões administrativas do DF.
Lei Seca
No período festivo de fim de ano, o consumo de bebida alcoólica aumenta consideravelmente e, como dirigir sob efeito de álcool é um dos principais fatores de risco dos sinistros de trânsito com vítimas fatais, o principal foco da operação Boas Festas será o combate à direção sob influência de álcool, sem deixar de observar também outras irregularidades que trazem graves riscos de sinistros.
“Com o início do período de férias nas faculdades e recesso de fim de ano em muitas instituições públicas e privadas, verificamos um aumento no movimento em bares e restaurantes, resultando, infelizmente, num crescimento da quantidade de condutores que insistem em beber e dirigir. Por isso, o Detran-DF estará nas ruas para fiscalizar esses condutores durante todos os horários do dia e da noite, para evitar que essa atitude imprudente possa gerar riscos aos demais usuários da via. Queremos que as pessoas possam confraternizar com segurança e responsabilidade”, enfatiza o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Glauber Peixoto.
Locais e horários
São mapeados os locais de maior consumo de bebidas alcoólicas e de grande circulação de pessoas, como bares, clubes, boates, eventos festivos, shoppings, entre outros. O horário do almoço é um diferencial da operação, que foca também nas confraternizações em grandes restaurantes da capital.
Os dias e horários das ações da operação Boas Festas também são definidos com base nos registros de flagrantes de alcoolemia e de sinistros de trânsito, já que o principal objetivo do Detran-DF não é impedir a diversão e o consumo de bebida alcoólica, mas evitar que momentos de celebração e confraternização deem espaço a tragédias no trânsito.
Fonte: DETRAN – DF