Negros e transexuais vão passar nova etapa na Sejus; os demais já podem abrir processo de habilitação nas unidades do Detran-DF a partir de 1º de agosto
Zélia Ferreira
(Brasília – 28/7/2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal torna pública a relação de candidatos selecionados dentro das cinco mil vagas disponibilizadas para o Programa Habilitação Social, destinado a oferecer formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos automotores em situação de vulnerabilidade social.
“A divulgação desse resultado impacta de forma direta milhares de pessoas que depositaram no Programa Habilitação Social seu sonho de se habilitar, renovar a carteira ou mudar de categoria. Estar apto a dirigir é um competência que faz muita diferença na hora de conseguir um emprego e, por isso, é tão importante para as pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social”, destaca o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.
Dentre os selecionados, 1.323 candidatos que se declararam negros ou transexuais ainda precisam passar pelo processo de heteroidentificação e de entrevistas. Esta etapa será conduzida pela Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), a partir do dia 1º de agosto de 2025. As entrevistas serão realizadas em data e hora a serem informadas por comunicação oficial da Sejus.
Para candidatos que se declararam negros, a fotografia é obrigatória e, se necessário, a participação em entrevista complementar. A fotografia será realizada presencialmente nos postos do Na Hora, de 1º de agosto a 1º de setembro de 2025, em dias úteis, das 8h às 17h, e sábado das 7h30 às 12h30. A fotografia poderá ser realizada nas unidades do Na Hora de Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo, Gama, Rodoviária, Taguatinga e Sobradinho, sem agendamento.
O candidato que não cumprir os prazos estará automaticamente desclassificado do programa.
Histórico
Além disso, para as vagas do Projeto Estudante Habilitado, era necessário ter idade entre 18 e 25 anos com domicílio no DF há, pelo menos, dois anos, e estar cursando ou ter concluído os três anos do Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em instituições privadas. Para as vagas do Projeto Cidadão Habilitado, o candidato deveria ter acima de 18 anos, saber ler e escrever, ser penalmente imputável e possuir domicílio no Distrito Federal há pelo menos dois anos.
Fonte: DETRAN – DF