28.5 C
Distrito Federal

Educação encerra fim de semana com 1,5 mil pessoas sensibilizadas

Mais Lidas

Atividades educativas aconteceram em Vicente Pires, Samambaia, Riacho Fundo I, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante e Asa Sul

Zélia Ferreira

 

(Brasília – 18/8/2025) – Entre sexta-feira (15) e domingo (17), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal trabalhou na sensibilização de 1.560 pessoas em diversas regiões administrativas, a fim de que estas possam agir de forma mais segura ao utilizar as vias da cidade. Vicente Pires, Samambaia, Riacho Fundo I, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante e Asa Sul receberam as ações educativas do fim de semana.

 

“Todos os dias nossos servidores estão trabalhando na conscientização da população para um trânsito mais seguro. E, no fim de semana, não é diferente. Ocupamos vários espaços públicos onde as pessoas se concentram em seus momentos de lazer ou nos afazeres cotidianos e aproveitamos para ensinar regras de segurança viária a pedestres, passageiros, ciclistas, motociclistas e outros condutores”, ressalta a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Ana Moreira.

 

As atividades foram realizadas em escolas, bares, museu, shopping, estacionamentos de feira e supermercado, além de vias públicas como o Eixo Sul e avenidas comerciais de Santa Maria e Gama.

 

Segurança do Pedestre

Na sexta-feira (15), das 9h às 11h, foi realizada blitz educativa na Rua 4A, altura do Supermercado Dia a Dia, em Vicente Pires, onde 120 condutores foram abordados e orientados sobre a importância de respeitar o pedestre na faixa, com foco na valorização da vida e no respeito à sinalização.

 

Direção e álcool

À noite, das 17h às 21h, os educadores de trânsito estiveram nos bares de Samambaia, abordando 450 adultos e lembrando-os do risco da mistura de álcool e direção. A ação integra o projeto Rolê Consciente, que leva educação de forma bem descontraída, por meio de intervenções artísticas com repentistas e bonecos artísticos, além de palestra e entrega de material educativo.

 

Entregadores de App

Ainda na sexta-feira, das 17h às 21h, 50 ciclistas e motociclistas que realizam entregas por meio de aplicativos foram abordados pelas equipes de educação de trânsito nas avenidas comerciais do Gama e Santa Maria. Em uma rápida paradinha, eles puderam aprender um pouco mais sobre as práticas de segurança essenciais para seus deslocamentos diários, agindo de forma consciente e contribuindo na redução de riscos no trânsito. A ação integra o projeto Entregadores de App.

 

Contação de história e teatro nas escolas

Na sexta-feira (15), as crianças das escolas CEPI Pica-pau Branco, em Samambaia, e Centro Educativo Passionista Mãe Santa Esperança, no Riacho Fundo I, puderam aprender mais sobre o comportamento correto no trânsito com as equipes de contação de histórias e de teatro do Detran-DF.

 

Pela manhã, 130 crianças de 4 a 5 anos do CEPI Pica-pau Branco ouviram a história “Fada do Trânsito e Semáforo de Botas contam Chapeuzinho Amarelo”. À tarde, foi a vez das crianças do Centro Educativo Passionista Mãe Santa Esperança receberem as atividades lúdicas e pedagógicas do Detran-DF: 100 crianças de 9 a 10 anos assistiram à apresentação teatral “Juntos Faremos um Trânsito Melhor” e 80 crianças de 4 a 5 anos ouviram a história “Fada do Trânsito e Semáforo de Botas contam Chapeuzinho Amarelo”.

 

Tanto a contação de histórias quanto a apresentação teatral têm foco nas orientações sobre a circulação em via pública, comportamento adequado no interior de veículos e circulação de bicicletas.

 

Circuito Moto Brasil – 1ª Edição

Entre 9h e 13h, de sábado (16) e de domingo (17), os educadores do Detran-DF estiveram no Museu Vivo da Memória Candanga, no Núcleo Bandeirante, onde abordaram e sensibilizaram 330 pessoas que participavam do Circuito Moto Brasil – 1ª Edição sobre o autocuidado ao transitar pelas vias sobre duas rodas, com ênfase nos riscos de pilotar alcoolizado. Além dos motociclistas, ciclistas, pedestres e outros condutores também foram abordados pelos palestrantes e sensibilizados sobre a necessidade de  respeitar as regras de trânsito e agir com cautela e atenção durante seus deslocamentos para mais segurança viária.

 

O Detran-DF levou também o programa Pneu Seguro ao Circuito Moto Brasil – 1ª Edição, na manhã de sábado (16), onde os condutores aprenderam sobre a importância de observar as condições dos pneus regularmente. Os educadores, por meio de curta palestra, explicam sobre as condições adversas que interferem na condução segura e realizam a aferição in loco dos pneus.

 

Gama Shopping

Das 15h às 18h, de sábado (16), cerca de 100 pessoas que estavam no Gama Shopping participaram das atividades educativas com orientações sobre a circulação em via pública, comportamento adequado no interior de veículos e circulação de bicicletas. A atividade integra o programa Detran nos Shoppings e aborda crianças, adolescentes e adultos com linguagem e material apropriados a cada idade.

 

Detran nos Parques

No domingo (17), o programa Detran nos Parques esteve no Encontro do Programa Viver 60 mais, realizado no Eixão Sul. Cerca de 200 pessoas assistiram às palestras de sensibilização sobre a responsabilidade coletiva na promoção de um trânsito seguro e receberam material educativo.

 

Fonte: DETRAN – DF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias