Ação ocorreu na região de Águas Claras e notificou 35 veículos na manhã desta sexta-feira (4)
Zélia Ferreira
(Brasília – 4/7/2025) – Na manhã dessa sexta-feira (4), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizou uma operação para coibir estacionamento irregular em vagas especiais na região de Águas Claras.
Durante a ação, os agentes notificaram 35 veículos estacionados em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), sendo que 15 deles ocupavam vagas reservadas a idosos, deficientes e pessoas com espectro autista sem a devida credencial. Um veículo foi removido ao depósito da autarquia.
“O Detran-DF reforça a necessidade de os demais condutores respeitarem as vagas especiais, já que muito dos usuários que utilizam essas vagas tem mobilidade reduzida. Além de ser uma infração de trânsito, a atitude demonstra falta de empatia com os idosos e deficientes”, afirma o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, Bruno Baruque.
Infração
De acordo com o inciso XX do artigo 181 do CTB, é infração gravíssima estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem credencial que comprove tal condição. Tal infração é penalizada com multa de R$ 293,47 e o registro de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, além da remoção do veículo ao depósito.
Fonte: DETRAN – DF