Ações de Fiscalização e Educação são intensificadas, suspensões do direito de dirigir triplicam e equipes observam mudança no comportamento dos condutores
(Brasília 20/2/2025) – O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) tem observado uma consciência maior da população no quesito beber e dirigir. Equipes de policiamento e fiscalização de trânsito têm presenciado um maior uso de outras opções de transporte por parte dos frequentadores de bares e baladas. A mudança de comportamento tem influenciado na queda de flagrantes da infração de dirigir sob influência de álcool. Em 2024, 20.812 condutores foram autuados por esse motivo, enquanto em 2023 foram registrados 26.422 flagrantes, uma redução de 21%. Os dados se referem às autuações realizadas por todos os órgãos que fiscalizam o trânsito do Distrito Federal.
“É muito bom que a população esteja mais consciente da gravidade que é beber e dirigir, mas infelizmente o número de flagrantes continua alto. O tema tem sido bastante explorado nas nossas campanhas educativas, estamos trabalhando de forma integrada com outros órgãos de fiscalização de trânsito para coibir essa prática tão perigosa e suspendendo a CNH dos infratores, a fim de retirar das ruas os maus condutores e reduzir a sensação de impunidade. As ações do órgão podem não ser simpáticas, mas são necessárias à segurança. Estamos salvando vidas!”, enfatiza o diretor-geral, Takane Kiyotsuka.
Suspensão do direito de dirigir
Além das ações de educação e fiscalização, o Detran-DF tem intensificado também o trabalho de instauração de processos de suspensão do direito de dirigir dos condutores que infringem a legislação, como forma de evitar acidentes. Em 2024, o número de condutores que tiveram o direito de dirigir suspenso pelas infrações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro triplicou, atingindo a marca de 7.954 casos: um aumento de 207% em relação a 2023, quando foram suspensos 2.592 condutores.
O aumento no volume de suspensões se deve à implantação do sistema Sober – uma solução tecnológica abrangente que permite a identificação de condutores sujeitos à suspensão, tanto nos casos de infrações que por si só já preveem a suspensão do direito de dirigir como aqueles em se atingem o limite de pontuação na Carteira Nacional de Habilitação previsto na legislação. O sistema ainda auxilia na criação, notificação e gestão de prazos relacionados aos processos de suspensão, o que agiliza muito o trabalho da Gerência de Registro e Controle de Penalidades (Gerpen).
Fonte: DETRAN – DF