Produções foram exibidas na cerimônia de formatura dos 256 alunos da 4ª edição do curso e estão disponíveis no canal do Detran nas Escolas no YouTube
Zélia Ferreira
“É muito bom ver que os alunos entenderam a mensagem de que a pressa e os atropelos da vida não podem ser levados para o trânsito. Que precisam ter mais consciência de tudo que aprenderam no curso e possam levar esse aprendizado para a vida, para a família e o círculo de amizades, sendo multiplicadores de que o trânsito seguro depende de todos”, destaca a diretora de Educação de Trânsito, Ana Maria Moreira.
Sob os critérios originalidade e adequação ao slogan e ao conteúdo ministrado, foram selecionados um vídeo de cada disciplina: Legislação de Trânsito, Noções de Primeiros Socorros, Direção Defensiva e Noções de Funcionamento de Veículos. Na disciplina de Noções de Proteção ao Meio Ambiente e Convívio Social, foram premiados dois vídeos, pois houve empate na escolha.
O maior desafio dos alunos, nesse trabalho de conclusão de curso, era demonstrar, por meio dos conteúdos estudados, que é necessário desacelerar. E eles entenderam muito bem, destacando frases como: “Será que vale a pena tanto atropelo, tanta pressa, quando o que está em jogo é a vida?” e “A pressa pode até te levar mais rápido, mas também pode te impedir de voltar.”
Cidadania no Trânsito
O curso, direcionado a estudantes do Ensino Médio, faz parte do processo de habilitação de condutores e é oferecido em escolas públicas do DF como atividade extracurricular, conforme previsto na Resolução nº 265/2007 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. A capacitação busca formar condutores conscientes e capazes de aplicar a legislação e a condução defensiva, colaborando para uma convivência mais harmônica e respeitosa no trânsito. São 90h/a, divididas em dois módulos de 45h – um na 2ª Série e outro na 3ª Série do Ensino Médio.
O representante da Diretoria de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, Márcio Nunes Gonçalves, presente na cerimônia, destacou o curso como uma “iniciativa transformadora, pois o trânsito é um espaço de convivência para o qual os jovens que participaram dessa formação estarão capacitados para agir de forma ética, ajudando a salvar vidas, além de reduzir o tempo que gastarão no processo de habilitação”.
Atualmente, o curso está na 4ª edição e já formou aproximadamente 850 estudantes das 14 Coordenações Regionais de Ensino (CRE). Neste ciclo, participaram do projeto as 11 escolas: CED Incra 8 de Brazlândia, Escola Técnica de Santa Maria, CEM 804 do Recanto das Emas, CEM 414 de Samambaia, CEM Setor Oeste, CEMI do Cruzeiro, CEMI de Taguatinga, CEM 1 do Gama, CED 1 do Riacho Fundo II, CEM de 1 Sobradinho e CEM 1 do Paranoá.
Fonte: DETRAN – DF