Atenção, motoristas do Distrito Federal: a partir de segunda-feira (1º), veículos com placas terminadas em 6, 7 e 8 só poderão circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) 2025 em mãos. O documento pode estar no formato digital, acessível por aplicativos, ou impresso em folha A4 branca.
Segundo o Detran-DF, o prazo para regularizar essas placas se encerra no dia 30 de novembro. Já os veículos com final 9 e 0 têm até 31 de dezembro para se adequar. Atualmente, apenas 38% da frota do DF está licenciada — 826.657 de um total de 2.163.353 veículos.
Dirigir sem o CRLV atualizado é considerado infração gravíssima. Além da multa de R$ 293,47, o condutor recebe sete pontos na CNH e o carro pode ser apreendido.
Desde 2021, o CRLV não é mais emitido em papel-moeda. Ele está disponível apenas em versão digital, podendo ser consultado nos aplicativos Detran-DF Digital, Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços da autarquia. Proprietários que preferirem podem imprimir o documento em folha A4, aceita durante fiscalizações.
O CRLV-e é disponibilizado até cinco dias úteis após o pagamento de IPVA, taxas de licenciamento e eventuais multas ou pendências. O Detran-DF reforça que regularizar o documento dentro do prazo evita problemas com a fiscalização e garante que todos os veículos circulem legalmente no DF.


