27.6 C
Distrito Federal

Dia Nacional da Inclusão Digital é celebrado no Setor Comercial Sul

Mais Lidas

Em comemoração ao Dia Nacional da Inclusão Digital, celebrado em 27 de março, o Espaço de Inovação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) recebeu estudantes do projeto Brasíl.IA para uma manhã repleta de aprendizado, demonstrações tecnológicas e palestras com especialistas da área.

Desde 2024, a Secti-DF lançou mais de 15 projetos e políticas públicas voltadas à promoção da inclusão digital e ao acesso ampliado às novas tecnologias, como os programas Gamifica e Conexão Digital. Essas iniciativas oferecem cursos diversos, incluindo desenvolvimento de games e informática, com o objetivo de incentivar a qualificação profissional e o empreendedorismo.

Durante o evento, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman, destacou a importância da inclusão digital para a inserção no mercado de trabalho: “O Distrito Federal possui atualmente mais de 30 mil vagas abertas nas mais diversas áreas do setor tecnológico. Este é um mercado em franca expansão, impulsionado pelo avanço da inteligência artificial. Por isso, a Secti-DF tem a inclusão digital como um dos principais pilares de suas políticas e ações”.

A acessibilidade também foi um destaque do evento. A estudante Sara Oliveira de Andrade, 11 anos, cadeirante, destacou a estrutura inclusiva do Brasíl.IA, que permitiu a ela e ao irmão, Davi, de 14 anos, participarem das atividades do curso de Internet das Coisas. “Meu irmão fez nossas matrículas. Fomos muito bem acolhidos e recebidos pelos professores. É uma oportunidade que recomendo para todo mundo”, contou.

Outro exemplo de inclusão foi o de Leonardo Carvalho Gadelha, 14, que tem Transtorno do Espectro Autista e participa do curso junto com seu irmão. Para ele, essa é uma grande chance de aprender e crescer na área de inteligência artificial.

O evento também beneficiou pessoas da terceira idade. A dona de casa Leny de Paula Zica Brandão, 67 anos, decidiu se inscrever no curso de Internet das Coisas, após conhecer a iniciativa em Samambaia: “Meu sonho era aprender informática. Quando comecei, não sabia nem mexer no computador. Hoje, já sei fazer várias coisas. Aconselho todas as pessoas da minha idade a vivenciarem essa experiência”.

Já para Davi Tavares de Oliveira, de 22 anos, a formação em design gráfico foi um divisor de águas. “Durante o curso, tive acesso a diversos softwares da área de design e programação. Com esse conhecimento, tenho mais chances de conseguir uma oportunidade de trabalho. Sou muito grato ao projeto”, destacou.

Ao final do evento, os participantes receberam minicomputadores do programa Gamifica, fruto de uma parceria com a Receita Federal. Os equipamentos, que oferecem acesso à internet e a programas pedagógicos, serão utilizados para a continuidade dos estudos e aperfeiçoamento profissional.

*Com informações da Secti-DF

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias