24.6 C
Distrito Federal

Alunos passam por triagem oftalmológica na abertura do projeto ‘Em um Piscar de Olhos’

Mais Lidas

Terceira edição do projeto vai atender 5.320 estudantes da rede pública de Samambaia e Ceilândia

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

 

A deficiência visual é uma questão de saúde pública responsável pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil, conforme levantamento do programa Alfabetização Solidária. Pensando em melhorar essa situação, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, em parceria com o Instituto Desponta Brasil, lançou nesta terça-feira (6) a terceira edição do projeto ‘Em um Piscar de Olhos’, que garante consultas e óculos de grau gratuitos a crianças de escolas da rede pública de ensino do DF.

 

Esse projeto é sucesso desde sua primeira edição e hoje está sendo ampliado para mais de 5 mil crianças de Ceilândia e Samambaia. O nosso trabalho é em prol das crianças, nós acreditamos nas possibilidades e nosso foco é diminuir as desigualdades”, celebra o secretário executivo da Secretaria de Educação do DF, Isaías Aparecido.

 

Durante a cerimônia de lançamento do projeto, na Escola Parque Anísio Teixeira, em Ceilândia, foi anunciado o investimento de R$ 1 milhão de emenda parlamentar do deputado distrital Robério Negreiros. “Estamos muito felizes em saber que alunos de escolas de Samambaia e Ceilândia serão beneficiados com consultas oftalmológicas, combatendo a evasão escolar das crianças que não teriam acesso a esse benefício se não fosse pelo projeto”, comenta o assessor do deputado, Gilson Abreu.

 

Na terceira edição do projeto, 5.300 crianças estudantes da rede pública de Ceilândia e Samambaia passarão pela triagem. Nesta terça (6), alguns estudantes já passaram pela fase inicial do projeto. A pré-avaliação ocular utiliza o “Spot Vision Screener“, um equipamento portátil capaz de detectar problemas de visão em pacientes a partir dos seis meses de idade.

 

Ao realizar a pré-avaliação, será inserida ao cadastro do aluno a recomendação ou não de exame completo, sendo que aqueles que apresentaram algum erro refracional serão encaminhados para a realização de atendimento com médico oftalmologista, em consultório volante, através de mutirão. Veja abaixo o cronograma de ações do projeto.

 

 

Os mutirões de consulta oftalmológica, bem como de escolha dos óculos, irão atender todos os alunos que, após a pré-avaliação de capacidade visual, forem eleitos à consulta.

 

Eu ganhei meus óculos no ano passado e fiquei muito feliz porque eu tinha dificuldade em enxergar as coisas e isso me atrapalhava muito. Com os óculos eu consigo ler tudo”, comemora a aluna do CAIC Bernardo Sayão de Ceilândia Maria Eduarda Ribeiro, 10 anos.

Entrega dos óculos

Todos os alunos, que tiverem a prescrição de receita, emitida pelo oftalmologista, terão acesso aos óculos. Haverá uma equipe de consultoria óptica, que disponibilizará, no mínimo, 10 diferentes modelos de armação (entre formatos e cores) para que todos os alunos elegíveis para uso de óculos possam escolher aquele que melhor se adapte ao formato do seu rosto. A entrega dos óculos está prevista para ser feita no mês de outubro.

 

Temos um sonho e um objetivo com o Projeto Em um Piscar de Olhos que é atender um milhão de crianças em todo o Brasil. Já atendemos mais de 88 mil alunos em nove estados e estamos extremamente felizes de voltar atuar com o GDF através do Instituto Desponta Brasil que abraçaram nossa causa. Estamos trabalhando juntos para reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à saúde oftalmológica”, destaca Leonardo Figueiredo, idealizador do ‘Em um Piscar de Olhos’.

 

Cronograma de ações em Ceilândia

12 a 16/8Triagem

12/8 – Escola Classe 55

13/8 – CAIC Bernardo Sayão

14/8 – Centro de Ensino Fundamental 32

15/8 – Escola Classe 62

16/8 – Escola Classe 24

24/8Consulta Ceilândia Norte

Escola Classe 62, Escola Classe 55 e Centro de Ensino Fundamental 32

31/8Consultas Ceilândia Sul

CAIC Bernardo Sayão e Escola Classe 24

 

Cronograma de ações em Samambaia

12 a 16/8Triagem

12/8 – Centro de Ensino Fundamental 407 (Samambaia Norte)

13/8 – Escola Classe 318 (Samambaia Sul)

14/8 – Escola Classe 831 (Samambaia Norte)

15/8 – CAIC Ayrton Senna (Samambaia Sul)

24 de agostoConsultas Samambaia Norte

Centro de Ensino Fundamental 407 e Escola Classe 318

31 de agostoConsultas Samambaia Sul

CAIC Ayrton Senna e Escola Classe 831

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias