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Campus Party: Estudantes prestigiam painéis sobre cultura de paz

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Cerca de 3.200 alunos visitaram o evento nesta quinta (28)

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

Começou a Campus Party Brasília, evento imersivo sobre tecnologia, criatividade e inovação voltado para os estudantes e amantes da cultura geek. Nesta quinta-feira (28), cerca de 3.200 alunos de escolas públicas prestigiaram o evento e assistiram aos painéis sobre cultura de paz nas escolas, idealizados pela Secretaria de Educação do DF (SEEDF) em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública do DF (SSP) e com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

 

A chefe da Assessoria Especial pela Paz nas Escolas da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, destaca a importância dos painéis de cultura de paz em um evento de grande abrangência como a Campus Party.

 

É em um evento como esse que você traz os estudantes para um ambiente absolutamente mágico, onde muitos deles não têm possibilidade de conhecer uma impressora 3D, um drone, uma inteligência artificial. A gente vem para um universo de uma cultura tecnológica, moderna, inovadora, e eles aqui vivenciam outras realidades, o impacto positivo e pedagógico que isso pode ter dentro das escolas é infinito. Isso faz parte desse trabalho que a Secretaria de Educação vem trazendo com relação à cultura de paz e proporciona um outro olhar de mundo para esses nossos estudantes”, explica Ana Beatriz.

Palestra

 

Um dos destaques da Campus Party foi a palestra sobre cultura de paz nas escolas, com ênfase na prevenção do bullying e cyberbullying, apresentada pelo delegado e diretor da Escola Superior da Polícia Civil, Giancarlos Zuliani.

 

É importante refletir sobre a importância da convivência respeitosa e pacífica dentro do ambiente escolar. É importante que todos nós tenhamos conhecimentos sobre as punições para quem pratica bullying ou cyberbullying, pois são crimes e os responsáveis podem ser presos”, alertou o delegado Giancarlos.

 

O estudante Guilherme Miranda, de 11 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 de Taguatinga, visitou pela primeira vez a Campus Party e amou a experiência. “É a minha primeira vez aqui no estádio, achei muito legal os jogos, as atividades e a palestra sobre o cyberbullying”, conta Guilherme. “Eu acho importante as pessoas saberem que não podem dizer coisas maldosas na internet para prejudicar um amigo, pois elas podem até ser presas”, finalizou.

 

 

Para Guilherme, o bullying também é algo que precisa ser combatido diariamente nas escolas. “A gente precisa aprender todos os dias sobre o bullying porque isso pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive comigo, pois sou uma criança com espectro autista”, lembra.

A gente precisa aprender todos os dias sobre o bullying porque isso pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive comigo, pois sou uma criança com espectro autista”. Guilherme Miranda.

NaMoral

 

A 6ª edição da Campus Party contou ainda com painel de apresentação do projeto NaMoral, uma iniciativa em parceria entre a SEEDF e o MPDFT, que visa desenvolver uma consciência crítica nos jovens, capacitando-os para fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos.

 

O NaMoral é um projeto que trabalha alguns tipos de integridade, partindo da integridade individual, em que os estudantes começam a se perceber como influentes, o que eles fazem, porque eles fazem, e daí eles vão evoluindo para uma integridade coletiva, percebendo o trabalho em grupo, e como eles podem juntos mudar as coisas, para depois uma integridade altruísta, em que eles transformam o mesmo mundo e deixam eles para as próximas gerações”, explica o professor e formador da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), Marcos Paulo. “É nesse grande trabalho coletivo e partindo de cada um deles que a gente chama essa tecnologia social, essa gamificação de cidadania, e foi isso o que fizemos aqui hoje com os estudantes, esse trabalho coletivo”, finaliza.

 

A estudante Ana Júlia Gonçalves, de 12 anos, do Centro Educacional (CED) 02 de Brazlândia, gostou da experiência de trabalho em grupo. “Eu acho muito interessante o trabalho coletivo, a importância de ouvir a opinião do amigo e respeitar o próximo”, conta a aluna.

 

O NaMoral é um game que mostra que os valores, as virtudes, a integridade é que são as chaves para você ter realmente sucesso, o verdadeiro sucesso das relações harmoniosas e virtuosas. Isso ficou claro no jogo que eles participaram hoje, que foi interativo, e teve vida, participação, debate e amorosidade na discussão. É isso aí que a gente tem que estar levando para os nossos estudantes”, finaliza Ana Beatriz.

 

6ª Campus Party - Cultura da Paz nas escolas

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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