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Centros Interescolares de Línguas iniciam atividades do ano letivo de 2025

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Aulas retornaram nesta segunda (17) e resultado das vagas para a comunidade sairá nesta quarta (19)

Por Monalisa Silva, Ascom/SEEDF

 

 

Nesta segunda-feira (17), começaram as aulas dos 17 Centros Interescolares de Línguas (CILs), que oferecem aos estudantes da rede pública de ensino e à comunidade do Distrito Federal a oportunidade de aprender cinco idiomas: inglês, espanhol, francês, japonês e alemão, de acordo com a unidade escolar escolhida.

 

Conhecidos pela excelência, os CILs foram criados visando a contribuir para a formação integral dos alunos, já que com as aulas eles se tornam aptos a falar e escrever em língua estrangeira com eficiência e garantem, assim, competências necessárias para o ingresso ao mercado de trabalho com uma qualificação diferenciada.

 

O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 1 de Brasília, que funciona no Centro de Ensino Médio (CEM) Elefante Branco, localizado na 907/908 Sul, foi inaugurado em 1975, e oferece inglês, espanhol e francês. Além disso, a unidade oferta o alemão, em projeto voltado exclusivamente para os alunos da Secretaria de Educação do DF (SEEDF).

 

Docente em inglês há 11 anos no CIL 1 de Brasília, Mayana de Lourdes Silva, conta que optou por trabalhar em uma escola pública de idiomas por acreditar que é uma forma de democratizar o acesso ao ensino de línguas, com excelência em qualidade, para várias camadas da comunidade escolar.

 

“Desde pessoas de 11 anos até a faixa etária da terceira idade, o CIL traz várias oportunidades, inclusive em atividades de extensão. Por exemplo, temos alunos que fizeram intercâmbio na Alemanha; no semestre passado, tivemos uma parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, então, desenvolvemos atividades imersivas culturais que agregam muito para os estudantes”, relata.

 

A estudante Júlia Prado de Medeiros, do 9º ano, reconhece a importância de escolas públicas de idiomas: “Facilita muito para famílias que não têm condições de pagar um curso de idiomas, porque é muito caro, e aqui o ensino é muito bom”, destacou.

Dedicação

 

 

A professora Tatiane de Cássia Farias Brito se empenha há 20 anos para levar um ensino de qualidade para os alunos do CIL. A docente defende a criação de centros de línguas em outros estados para possibilitar que mais pessoas aprendam uma língua estrangeira gratuitamente.

 

“Nesses anos de magistério, foram muitas histórias de sucesso. Tenho um aluno que trabalha no Tribunal Regional do Trabalho que usa o idioma, outro que cursa medicina na Argentina, aluno trabalhando em embaixada, vivendo fora do país. São muitas as experiências, alunos que decidiram ser professores, que cursaram relações internacionais depois de estudar mais de uma língua aqui e alunos que seguiram a carreira de diplomacia”, relembra.

Vagas para a comunidade

 

As vagas para os CILs de 2025 foram ofertadas por meio de chamada pública divulgada no site oficial da SEEDF por meio de regulamentos com ampla concorrência que contemplaram alunos da rede pública, alunos dos Colégios Militares e a comunidade.

 

Este ano, o período de inscrições para uma vaga nos CILs foi único para todos os públicos, no entanto, os sorteios foram organizados em etapas, conforme o grupo de pertencimento do candidato, de modo que não houve sobreposição, e a prioridade permaneceu para os estudantes da SEEDF.

 

O resultado da terceira e última chamada, destinada à comunidade em geral, será divulgado nesta quarta (19), e as matrículas ocorrerão nos dias 20 e 21 de fevereiro na secretaria escolar da unidade para a qual o candidato foi contemplado.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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