Metas estabelecidas pela ONU são tema de série de vídeos feitos pela SEEDF
Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Ígor Silveira
Preparar e capacitar a comunidade escolar para incluir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) no cotidiano das escolas da rede pública do Distrito Federal é o objetivo do novo projeto que integra o Núcleo Digital de Aperfeiçoamento da Educação Inclusiva e Integral disponível no canal do YouTube da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).
Lançada em 3 de junho, a iniciativa conta com uma série de vídeos em formato de bate-papo para abordar os 17 temas das ODSs do ponto de vista escolar. O objetivo é auxiliar professores, coordenadores e diretores a abordarem os assuntos em sala de aula com os estudantes, além de compartilhar experiências exitosas sobre a temática.
“Queremos despertar a comunidade escolar na busca pela formação. O que temos percebido é que nem todos conseguem fazer os cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria de Educação. Essa é uma forma de disponibilizarmos materiais em vídeos curtos para tratar de assuntos como direitos humanos e sustentabilidade”, explica a diretora da Educação em Tempo Integral da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) da Secretaria de Educação (SEEDF), Érica Soares Martins.
O projeto surgiu para tornar o planejamento dos objetivos mais palatável e próximo dos processos de ensino e aprendizagem, já que as metas foram adotadas também no âmbito distrital. “Quisemos tornar mais fácil a compreensão dos ODSs sugerindo como mobilizar a comunidade escolar para que passem a incluir os temas nos discursos docentes, nas estratégias de ensino e nos componentes curriculares”, defende o professor de geografia Leonardo Cunha, que integra a Gerência de Educação em Direitos Humanos e Diversidade vinculada à Subin.
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Até agora, dois vídeos já foram disponibilizados tratando sobre quatro ODSs. O primeiro abordou a redução das desigualdades (ODS 10) e a ação contra a mudança global do clima (ODS 13). Já o segundo teve como foco a fome e agricultura sustentável (ODS 2) e igualdade de gênero (ODS 5).
“Trataremos de todos os 17 objetivos. A intenção é conciliar dois por vez, tendo em vista que cada um deles aborda assuntos transversais e interconectados. Queremos destacar dois ângulos. Primeiro reconhecer os trabalhos que ocorrem nas unidades escolares, como forma de reconhecimento e incentivo às ações exitosas. A outra perspectiva é valorizar as múltiplas possibilidades que os contextos educativos oferecem para o desenvolvimento sustentável”, frisa o professor da educação básica e integrante da equipe de nível central da educação ambiental da SEEDF, Rodrigo Suess.
Ainda serão abordados os seguintes temas: erradicação da pobreza; saúde e bem-estar; educação de qualidade; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.
Cada conteúdo conta com a participação de profissionais da SEEDF. “Pretende-se envolver profissionais de diversas esferas, com prioridade para aqueles que estão em sala de aula. Eventualmente, pretendemos convidar agentes externos que são parceiros na Educação, na perspectiva de valorizar a intersetorialização”, acrescenta Rodrigo. Um dos idealizadores do projeto, o professor explica que a proposta está aberta à participação de novos colaboradores. Para se candidatar, basta entrar em contato pelo e-mail geapla.subin@se.df.gov.br.
A série de vídeos das ODSs faz parte das ações do Núcleo Digital de Aperfeiçoamento da Educação Inclusiva e Integral, criado em maio pela Subin para estreitar os vínculos com as unidades escolares, por meio de canal que comunica e reconhece as práticas pedagógicas.
De acordo com a subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Barros, “com a criação do Núcleo Digital de Aperfeiçoamento da Educação Inclusiva e Integral, em parceria na transmissão com a Eape, podemos estreitar os vínculos com as unidades escolares, por meio de um canal que comunica e reconhece as práticas pedagógicas, tomando-as como referência pelo exemplo, permitindo que assuntos como meio ambiente, diversidade e direitos humanos possam ser problematizados”.