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Distrito Federal

Encontro promove troca de experiências e práticas inovadoras

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Evento destaca impacto da educação integral na formação de jovens

Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

Na manhã desta quinta-feira, 07 de novembro de 2024, teve início o II Encontro de Educação em Tempo Integral, realizado no auditório do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), em Brasília. A cerimônia de abertura reuniu gestores, professores, estudantes e autoridades para celebrar e compartilhar as melhores práticas e os resultados da educação em tempo integral na Secretaria de Educação do DF (SEEDF).

 

O evento, organizado pela Diretoria de Educação Infantil e Fundamental em Tempo Integral, da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (SUBIN), tem o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e boas práticas da educação integral. A mesa de abertura contou com a presença da Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, da subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Barros, da diretora da Diretoria de Educação em Tempo Integral da SEEDF, Érica Soares Martins Queiroz, e representantes de instituições parceiras, que fortalecem a educação em tempo integral.

 

 

A Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, ressaltou a importância das parcerias para o fortalecimento das pautas educacionais no DF. Em seu discurso, ela agradeceu o apoio de instituições como o Sebrae e o Senac, destacando que “educação precisa de parceiros, do apoio de todos para que possamos avançar nas pautas tão importantes.” Hélvia também elogiou o comprometimento de professores, gestores e da equipe da SUBIN, responsáveis por impulsionar iniciativas em áreas como Educação Especial e Educação em Tempo Integral, essenciais para o desenvolvimento pleno dos estudantes.

 

A secretária também abordou a vocação histórica do Distrito Federal para a educação em tempo integral, relembrando a influência de Anísio Teixeira e sua visão de um ensino integral para Brasília desde a fundação da cidade. “Quando o Anísio Teixeira veio à Brasília, convidado por JK, ele trouxe a ideia da educação integral e em tempo integral, criando as escolas parque para desenvolver habilidades além da formação geral, como artes e esportes,” comentou Hélvia. Para ela, essa vocação deve continuar a ser expandida, com a construção de novos módulos em escolas, permitindo que mais alunos tenham acesso a uma jornada escolar integral e abrangente.

 

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral, Vera Lúcia Barros, destacou a importância da Educação em Tempo Integral como um espaço fundamental para o desenvolvimento dos estudantes, permitindo que exerçam protagonismo e explorem seu potencial. “A educação em tempo integral nos permite oferecer aos nossos estudantes a possibilidade de protagonismo, de desenvolvimento,” afirmou Vera, reconhecendo o impacto positivo do modelo para alunos e escolas.

 

Vera celebrou as parcerias que têm fortalecido o projeto, como a colaboração com o Senac e o Sebrae. Ela citou a Escola Bilíngue de Taguatinga como exemplo de instituição que está sendo apoiada pelo Senac, especialmente na área de formação profissional e empreendedorismo para estudantes surdos. “O Sebrae é um parceiro que nos traz toda a parte conceitual, acreditando no empreendedorismo e na possibilidade de fazermos acontecer,” comentou a subsecretária, reforçando o papel essencial desses parceiros.

 

Reconhecendo os desafios enfrentados, como a infraestrutura e a formação de professores, Vera enfatizou a atuação crucial da Secretaria de Educação e do Ministério da Educação no apoio à educação em tempo integral. “Nossa secretária de Educação está sempre buscando maneiras de melhorar a estrutura e oferecer mais espaços para nossos estudantes se desenvolverem,” observou Vera, emocionada ao ver os resultados do trabalho de alunos e professores expostos no evento.

Apresentação musical

 

A abertura contou com uma apresentação cultural que trouxe à tona a diversidade e o dinamismo que caracterizam esse modelo educativo. O II Encontro de Educação em Tempo Integral abriu seu momento cultural com uma apresentação especial do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama, uma das escolas participantes da I Mostra de ETI. Com um projeto musical ativo há 20 anos, a escola começou com uma banda de fanfarra e, ao longo dos anos, expandiu para integrar a parte flexível da Educação em Tempo Integral, oferecendo aulas de musicalização, coral, violino, viola, instrumentos de sopro e percussão.

 

Em parceria com a Orquestra Filarmônica de Brasília, o projeto também proporciona oficinas de balé, teatro e coral, contando atualmente com uma banda sinfônica de 60 músicos, um coral de 40 vozes e um grupo de cordas com 20 alunos. Todos os estudantes do CEF 11 têm a música como parte do currículo, um diferencial que reforça o compromisso da escola com o desenvolvimento integral dos alunos.

Práticas Exitosas

 

Após a cerimônia inicial, gestores experientes da área de Educação em Tempo Integral (ETI) conduziram a palestra “Práticas Exitosas na Educação em Tempo Integral”. Durante a sessão, foram apresentados casos de sucesso e estratégias aplicadas em escolas que atuam com ETI, visando inspirar novas iniciativas e enriquecer o repertório dos participantes. Gestores tiveram a oportunidade de dialogar sobre abordagens que ampliam o acesso e a qualidade do ensino, promovendo um ambiente que valoriza a formação integral dos alunos.

 

 

No período vespertino, os estudantes ganharão protagonismo com a “I Mostra de Educação em Tempo Integral”. Divididos em quatro categorias, Apresentação Artística, Demonstração Prática, Banner e Curta Metragem, os jovens exibirão projetos que integram arte, cultura e ciência, revelando o impacto positivo do ensino integral em suas vidas. A mostra é um espaço de celebração e troca, onde cada apresentação refletiu o potencial dos alunos para o desenvolvimento de habilidades criativas, científicas e sociais.

 

O II Encontro de Educação em Tempo Integral reforça o compromisso com uma formação educativa que ultrapassa as fronteiras da sala de aula, proporcionando aos estudantes um aprendizado amplo, onde habilidades acadêmicas, culturais e sociais se integram em prol de uma educação mais completa e inclusiva.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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