Atividades resgatam dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social
Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Débora Cronemberger
Antes de conhecer a Escola Meninos e Meninas do Parque, o estudante Thiago Dias, 38 anos, não imaginava que um dia iria prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Natural de Minas Gerais, ele cursou só até a 8ª série do ensino regular e está em situação de rua desde que chegou à capital federal, em 2020. Anos mais tarde, a realidade é diferente: além de ter prestado o exame pela primeira vez, Thiago concluiu os estudos por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e descobriu o sonho de ser professor de geografia.
“O que mais quero é contribuir com a escola porque sei que, sem a educação, não chegamos em lugar algum”, conta Thiago, que, junto a outros 50 estudantes, foi agraciado com o certificado de conclusão do semestre escolar. “Antes eu só ficava nas ruas vendendo balas, não fazia mais nada. Hoje passo a tarde aqui, estudando e pensando no meu futuro. Isso é muito importante para nós que não tivemos oportunidade lá atrás. E aqui na escola só temos vantagem, podemos tomar banho, tem almoço e janta, momentos para conversar, é bom demais.”
Vinculada à Secretaria de Educação (SEEDF), a Escola Meninos e Meninas do Parque atende, atualmente, cerca de 250 crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, sendo a maioria do sexo masculino. A unidade fica localizada no Parque da Cidade, próximo ao Estacionamento 6, e completou 29 anos de história em abril deste ano. As matrículas podem ser feitas a qualquer momento do ano pelo telefone 3901-7780.
Cidadania
O trabalho ultrapassa os limites do conhecimento formal, fortalecendo a cidadania da população em situação de rua. Os alunos têm acesso a serviços essenciais, como encaminhamentos médicos e odontológicos, auxílio na solicitação de documentação e programas sociais, entre outros. Além disso, há oferta de espaço para banho, itens de higiene pessoal, troca de roupas e duas refeições, como almoço e lanche.
“Ao chegar à escola, eles não vão diretamente para a sala de aula, passam primeiro pelo banho”, explica a supervisora pedagógica Cristina Tibúrcio. “Recebem xampu, condicionador, sabonete líquido, hidratante corporal, uma toalha própria da escola e o uniforme, que são lavados todos os dias aqui mesmo. Depois, tem o almoço e só então começam as aulas. No final do dia tem a janta, para que saiam daqui alimentados, já que muitos voltam para a rua.”
A unidade também recebe doações de roupas, itens de higiene pessoal e outros artigos, novos ou usados (em bom estado), com o objetivo de distribuir entre os estudantes. As doações são disponibilizadas em um bazar, em que a moeda de troca é o tempo de permanência na escola. “É uma forma de incentivar a permanência em sala de aula e atender as necessidades específicas dos alunos”, frisa Tibúrcio.
Além disso, o planejamento político-pedagógico considera a história de vida de cada estudante, observando as limitações e potencialidades para o processo de aprendizagem. Na aula de língua portuguesa, por exemplo, a professora Ana Célia Costa Braga aposta na literatura de cordel para abordar o conteúdo. “Trabalhamos as classes gramaticais e a questão poética, por exemplo. Construímos cordéis sobre vivências na rua, sobre o ambiente em que vivemos, como o Parque da Cidade, a diversidade, as mazelas que já viveram, e com isso desenvolvemos também a oralidade do estudante”, explica.
Novos horizontes
O estudante Erivando Mário Mota, 45, também receberá o certificado de conclusão do semestre nesta sexta (13). Natural de Fortaleza (CE), ele chegou ao DF em 2022 e, devido à falta de vínculo empregatício, passou a morar nas ruas. Pouco depois, conheceu a Escola Meninos e Meninas e retomou os estudos a partir da etapa do EJA equivalente à 6ª série. Neste ano, ele e outros alunos foram campeões na fase distrital do Circuito de Ciências de Escolas Públicas do DF.
“Para mim foi uma cena de sucesso, em que um morador de rua que não tem nada e aos poucos vai subindo, vai evoluindo. Quero servir de espelho para meus amigos”, celebra ele, que conta que os estudos resgataram sonhos profissionais e influenciaram a decisão de reduzir o consumo de álcool e drogas. “No dia em que não venho para a aula, me sinto mal. Penso que, no lugar de estar trabalhando em troca de dose de cachaça, poderia estar estudando, aprendendo, refletindo, ocupando a mente. Quero terminar os estudos e montar meu próprio negócio.”
Erivando compartilha ainda como é a rotina no equipamento educacional: “Chego 12h15 e tenho o almoço, o banho, com toalha e sabonete, e depois a aula. Ainda tem o lanche da tarde e levar marmita, a janta também. Não tenho o que reclamar, adoro assistir aula e aqui sou muito bem tratado, graças a Deus”, comenta. “O que mais acho interessante da escola é a maneira como abraçam nós, moradores de rua. Esse certificado mostra o meu esforço.”
Já a estudante Daniela Roberta Silva, 44, acredita que, mais do que um espaço de estudo, a escola é lugar de acolhimento. Ela conta que conheceu a escola em 2013, mas, devido a problemas com o ex-marido, não pôde estudar.
Neste ano, teve a chance de concluir o primeiro semestre letivo e recebeu suporte dos professores e colegas de classe em momentos delicados de saúde. “Quando comecei a adoecer, já nem caminhava mais, a escola me deu suporte, me ajudou”, contou. “O apoio dos professores nos dá força para caminhar e seguir em frente, mesmo diante das dificuldades que conhecemos.” Mais informações sobre a Escola Meninos e Meninas do Parque podem ser obtidas pelo telefone (61) 3901-7780.