19.6 C
Distrito Federal

Estudantes de Ceilândia vivenciam a união entre esporte e turismo em Recife

Mais Lidas

Time de handebol masculino do CEF 13 visitou a Praia de Boa Viagem e o Estádio dos Aflitos, na região pernambucana

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

Para além da competição, os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) dão oportunidade aos jovens talentos esportivos de conhecerem diferentes culturas e vivenciarem primeiras experiências. Quem aproveitou essa chance foi o time de handebol masculino do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 13 de Ceilândia, que enfrentou nessa terça-feira (24) o Colégio Santa Emília de Rodat, de Pernambuco. Após a derrota, de 19 x 12, para os anfitriões, os brasilienses foram conhecer Recife, sede da edição de 2024 da competição.

 

Os atletas aproveitaram o dia para explorar a cidade, visitaram o icônico Estádio Eládio de Barros Carvalho, conhecido como Estádio dos Aflitos, e a Praia de Boa Viagem. Um dos integrantes do time, Gustavo Henrique de Castro, de 14 anos, conseguiu aproveitar a oportunidade para realizar sonhos: viajou de avião pela primeira vez e também conheceu o mar.

 

Foi minha primeira vez viajando de avião e tomando banho de mar. Sempre sonhei com esse momento. Foi incrível, mas ficamos só na parte mais segura da água“, contou o estudante, que trocou o balé clássico pelo handebol, sua verdadeira paixão.

 

Apesar das dificuldades no início do esporte, Gustavo se destacou nos treinos, sempre com a orientação do professor Valdeci Moraes Santos, técnico da equipe e professor de educação física do Centro de Iniciação Desportiva (CID) de Ceilândia. “No começo, foi difícil porque eu jogava com atletas mais baixos que eu, então desanimei várias vezes. Mas hoje amo o handebol e os treinos no CID de Ceilândia“, afirmou.

 

 

Valdeci Moraes destaca a participação dos estudantes brasilienses nos JEB’s 2024. “Viemos com a expectativa de nos classificar e ficar na chave ouro. Não conseguimos nos classificar, mas mesmo assim estamos em um nível bastante similar ao das outras equipes, pois perdemos jogos por poucos gols, em partidas apertadas”, explicou o técnico. “A expectativa agora é alcançar uma melhor colocação e levar a vivência desse tipo de competição para Brasília.”

Turismo

 

Para o técnico, essa experiência vai muito além das quadras esportivas. “Essa viagem está sendo um grande aprendizado. Competir é importante, mas conhecer novos lugares e culturas também faz parte do nosso crescimento”, ressaltou o técnico Valdeci.

 

Os estudantes ganham a oportunidade de explorar as belezas da região, mesmo que seja pela janela do ônibus a caminho dos jogos. O time de handebol do CEF 13 de Ceilândia teve a chance de visitar o Estádio dos Aflitos, um templo do futebol pernambucano.

 

“Ver o estádio de perto foi emocionante. Eu sempre vi em fotos, mas estar lá é diferente”, comentou Lucas Adriann, 12 anos. O estudante também vibrou ao poder conhecer o mar pela primeira vez. “Achei muito legal! Quando cheguei, já molhei os pés na água para refrescar. O mar é incrível, e poder competir e ainda aproveitar a cidade é melhor ainda”, finalizou.

JEB’s 2024

Os jogos são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e da Federação Regional de Desporto Escolar do DF e Entorno. A iniciativa enfatiza a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Para isso, a SEEDF enviou à Recife uma delegação de 245 membros.

 

JEBS 2024 - 24/09/24

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias