19.6 C
Distrito Federal

Ex-aluno do CID de Sobradinho, Caio Bonfim, ganha prata inédita na marcha atlética

Mais Lidas

Pódio inédito é conquistado por ex-aluno do Programa de Iniciação Desportiva da Secretaria de Educação

Bruno Grossi, Ascom/SEEDF

 

 

O brasiliense e e ex-aluno do Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) Caio Bonfim conquistou nesta quinta-feira (1º) uma medalha olímpica inédita para o Brasil, ao  subir no segundo lugar mais alto do pódio da prova de marcha atlética de 20 km, primeira prova do atletismo nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. A primeira conquista de medalha por um brasileiro na história da competição foi obtida pelo atleta de 33 anos, morador de Sobradinho.

 

A prova ocorreu nesta quinta-feira (1º), às 8h da manhã na França (3h no horário de Brasília), e contou com 49 competidores que percorreram 20 quilômetros pelas ruas de Paris. Durante toda a prova, Caio esteve a frente do pelotão principal e liderou a corrida em vários momentos da prova. Na última volta do circuito na capital francesa, o atleta equatoriano Brian Pintado passou Caio e acabou a prova como vencedor da medalha de ouro.

 

Durante sua juventude, o Caio Bonfim participou do Programa Centro de Iniciação Desportiva (CID) da SEDF, que tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte para os estudantes da rede pública de ensino, com a oferta de práticas orientadas por professores de Educação Física da SEEDF. O Programa foi constituído em 1981, com o objetivo de promover a formação integral dos estudantes, desenvolvendo potencialidades esportivas e possibilitando a inserção social.

 

Hoje comemoramos a vitória do atleta Caio Bonfim nas Olimpíadas de Paris. É um orgulho para o Distrito Federal e para o CID da SEEDF”, celebrou Denise Marra, diretora de Modalidades Especiais da Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF. No CID, os estudantes têm a oportunidade de treinar e participar de competições desportivas. Os centros estão localizados em todas as Coordenações Regionais de Ensino e oferecem aulas gratuitas no contraturno escolar.

 

Denise explica que “o CID visa democratizar o esporte para os estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, com o objetivo de formar e promover destaques esportivos em várias modalidades esportivas individuais e coletivas”.

Outros programas

Além do CID, a SEEDF desenvolve diversos programas voltados à prática desportiva. É o caso do Programa Ginástica nas Quadras (PGinQ), realizado desde o fim da década de 1980, que tem como objetivo levar saúde ao público, por meio de atividades físicas, de modo a evitar doenças ligadas ao sedentarismo. São oferecidas diversas modalidades como natação, hidroginástica, ginástica localizada, yoga, condicionamento físico, entre outras, praticadas nas unidades escolares ou nos espaços públicos próximos às escolas.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias