Professores da rede pública serão capacitados em educação para o trânsito
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
A educação no trânsito para estudantes vai além de ensinar como atravessar a rua ou dirigir um veículo. Ela molda atitudes, comportamentos e mentalidades que promovem a segurança, a responsabilidade e o respeito mútuo nas estradas, contribuindo para uma sociedade mais segura e consciente. Esse é um dos objetivos do Programa Detran nas Escolas, que está com as inscrições abertas até o próximo domingo (20/8).
O curso, ofertado em parceria entre a Secretaria de Educação do DF e o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), é voltado aos professores efetivos e temporários da rede pública de ensino. O objetivo é desenvolver ações pedagógicas para os estudantes voltadas à educação para o trânsito, numa perspectiva da mobilidade segura e no desenvolvimento de uma cultura de paz no trânsito.
Os interessados podem se inscrever pelo site da Eape. Vale destacar que o curso não bloqueia o CPF do cursista, ou seja, o interessado poderá fazer mais de um curso ao mesmo tempo na Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).
O curso Mobilidade e Trânsito faz parte do 12º Ciclo de Formação de Professores do Programa Detran nas Escolas. Durante o curso, os professores serão capacitados a compreender as particularidades do cotidiano no trânsito e como agir com segurança, bem como nos variados espaços públicos, observando suas diferentes possibilidades, orientações técnicas e determinações legais.
Podem participar do curso os professores efetivos e temporários e, ainda, os professores das instituições de educação infantil parceiras (conveniadas). O curso terá carga horária de 120h e será na modalidade híbrida, sendo dois encontros virtuais e três encontros presenciais. Os matriculados terão acompanhamento de tutores no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma de Educação à Distância do Detran e sua certificação é emitida pela Eape.
Serão disponibilizados materiais didáticos de apoio para os estudantes dos professores cursistas, sendo um kit de jogos para educação infantil e um kit de livros, contendo livro do professor e do aluno para os anos iniciais do Ensino Fundamental.