20.6 C
Distrito Federal

Medalhistas nos Jogos da Juventude, alunos da rede pública disputarão Sul-Americano

Mais Lidas

Atletas da equipe de atletismo do DF brilharam na 3ª fase dos Jogos e conquistaram quatro medalhas

Por Maria Eduarda Cardim, Ascom/SEEDF

 

 

Após três dias de competição nas pistas de atletismo da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa, os atletas do Distrito Federal retornam para casa nesta quarta-feira (27) com as malas um pouco mais pesadas do que chegaram na capital da Paraíba, já que os estudantes conquistaram quatro medalhas na modalidade. Para dois alunos da rede pública de ensino do DF, a estadia em Brasília será curta, já que na próxima semana embarcam para a Argentina para competir no Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, de 6 a 8 de dezembro.

 

Os medalhistas nos Jogos da Juventude Mychelle Rodrigues, de 15 anos, aluna do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Paranoá, e Henrique Alencar, de 16 anos, aluno do Centro de Ensino Médio da Asa Norte (CEAN), estão entre os 67 atletas convocados para compor a Seleção Brasileira sub-18, que disputará o Sul-Americano de Atletismo, em San Luis, na Argentina. Eles são os únicos representantes no DF na delegação do Brasil.

 

Para Mychelle, medalhista de prata na marcha atlética nos Jogos da Juventude, essa é a melhor parte da prática esportiva. “O atletismo me ajuda bastante. Penso que se não fosse o esporte, eu não teria conhecido tantos estados, lugares, e feito novos amigos também”.

 

Essa é a segunda vez que ela viaja para fora do país. A moradora do Itapoã já conheceu o Chile, onde foi vice-campeã na marcha atlética do Jogos Sul-Americanos Escolares, no ano passado. Mychelle relembra que a relação com o esporte nem sempre foi boa como é atualmente. “Comecei a levar a sério quando ganhei meu primeiro Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em 2021 depois de treinar apenas uma semana. Vi que tinha potencial, mas no início eu não gostava da marcha atlética”, conta Mychelle, que foi tricampeã dos Jebs.

 

O potencial para competir na marcha foi visto pelo professor Gilvan dos Santos, técnico de atletismo da delegação brasiliense, e pelo treinador João Sena, pai do medalhista olímpico Caio Bonfim. Desde então, Mychelle, que participou esse ano pela primeira vez dos Jogos da Juventude, acumula prêmios e medalhas na marcha atlética.

Disciplina e foco

 

 

Quem também se junta a Mychelle na Seleção Brasileira Sub-18 de atletismo é o amigo Henrique Alencar, de 16 anos, morador do Paranoá e aluno CEAN, que ficou em terceiro lugar na prova dos 400 metros nos Jogos da Juventude.

 

A medalha veio como surpresa para o fundista, que optou por competir nas provas de 800 e 400 metros nos Jogos da Juventude. “É minha segunda vez nos Jogos da Juventude e optei por me poupar para o Sul-Americano, mas deu medalha na prova dos 400 metros. Não esperava a conquista porque minhas provas são bem distantes dessa”, revela.

 

Na Argentina, Henrique vai competir nos 1.500 metros e 2.000 metros com obstáculos. “Será minha primeira viagem internacional. Além dessas oportunidades, o esporte me deu um rumo na vida e disciplina e maturidade”, avalia.

Atletismo do DF nos Jogos da Juventude

 

 

A delegação brasiliense marcou presença no pódio do atletismo nos três dias de provas. Além de Mychelle e Henrique, quem também subiu no pódio da modalidade nos Jogos da Juventude foi o aluno do CEM 01 de Sobradinho Josué Barros Natividade, de 16 anos, que chegou em terceiro lugar na prova dos 800 metros.

 

Já no último dia de competições, na terça (26), Gabrielle Vidal, estudante do Colégio Sagrado Coração de Maria, garantiu o bronze nos 100 metros com barreira.

 

Com as últimas conquistas, o Distrito Federal soma 12 medalhas e está em 19° lugar no ranking geral. Outras modalidades que subiram no pódio foram o ciclismo, judô, taekwondo, tiro com arco e ginástica artística.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias