Psicóloga da rede orientou profissionais sobre o tema no ambiente escolar
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
A busca por um ambiente escolar harmonioso e propício ao desenvolvimento integral dos estudantes é uma preocupação constante na educação contemporânea. Nesse sentido, a Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio da Gerência de Atendimento e Apoio à Saúde do Estudante (Gease), promoveu nesta quinta-feira (10) a Palestra Online: Escuta Sensível e Promoção de Cultura de Paz nas Escolas.
— ❝A escuta sensível pressupõe empatia, influencia no tipo e qualidade do vínculo estabelecido entre professor e aluno e entre a equipe de trabalho. ❞ Viviane Maranini Daemon
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A palestra foi ministrada pela servidora da SEEDF Viviane Maranini Daemon, que também é psicóloga com especialização em Saúde, Educação e Desenvolvimento. Durante a conversa, os participantes fizeram intervenções e narraram experiências vividas em sala de aula, ocorrendo a troca de saberes, bem como receberam orientação da servidora.
“A escuta sensível pressupõe empatia, influencia no tipo e qualidade do vínculo estabelecido entre professor e aluno e entre a equipe de trabalho. É indispensável para a criação de um ambiente de respeito, confiança, acolhimento e segurança. Bem como, para a promoção de um ambiente de paz nas escolas, fundamental em todas as etapas e modalidades de ensino”, disse.
A mesma palestra acontece novamente no dia 31 de agosto em dois horários, às 10h e às 14h. Poderão participar os servidores da Secretaria da Educação devidamente inscritos.
A INSCRIÇÃO PODE SER FEITA AQUI
A prática da Escuta Sensível emerge como uma ferramenta poderosa para promover uma cultura de paz nas escolas, proporcionando um espaço onde os alunos se sentem verdadeiramente ouvidos, compreendidos e valorizados.
A profissional destaca que a prática da escuta sensível vai além de simplesmente ouvir os alunos. Ela envolve um processo ativo de atenção, empatia e respeito pelas experiências, sentimentos e opiniões dos estudantes. É um ato de acolhimento genuíno, em que os educadores não apenas prestam atenção ao que os alunos estão dizendo, mas também buscam compreender as nuances não ditas por trás das palavras dos estudantes.
Essa prática promove a conexão emocional entre educadores e alunos, construindo confiança e fortalecendo os laços da comunidade escolar.
A prática da escuta sensível pode ser integrada ao currículo escolar de diversas maneiras. Ela pode ser incorporada às aulas de educação emocional, ética ou cidadania, onde os alunos aprendem não apenas a importância de se expressar de forma consciente, mas também a arte de ouvir com compreensão.