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Projeto EnCena oferece formação audiovisual a professores da rede

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Voltado à educação fiscal, ação envolveu 30 educadores de 60 escolas de ensino fundamental e médio do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

 

 

Cerca de 30 professores da rede pública de ensino do Distrito Federal tiveram a oportunidade, nesta semana, de participar de uma capacitação para produção audiovisual voltada à educação fiscal. A atividade fez parte das atividades do Educação Fiscal EnCena, voltado para professores e estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Participam da iniciativa cerca de 60 escolas.

 

Durante as aulas de produção audiovisual, os docentes puderam aprender como criar atividades e conteúdos educacionais em vídeo; conheceram técnicas de produção de roteiros; de edição de vídeos; e compartilharam ideias sobre abordagens de conteúdos relacionados à educação fiscal para crianças e adolescentes. O EnCena existe desde 2021 e é direcionado às escolas da rede pública de ensino. A iniciativa é fruto da parceria entre as Secretarias de Economia e de Educação, além da Controladoria-Geral do DF (CGDF) e da Receita Federal.

 

As aulas sobre produção audiovisual foram conduzidas pelo professor Diego Wannucci, integrante do Grupo de Educação Fiscal do DF. “No percurso de formação, os professores recebem aulas formativas sobre noções básicas de audiovisual e podem aprender sobre formatos, roteiros, funções e fases da produção audiovisual”, explica. A atividade tem objetivo de estimular a criatividade artística voltada à temática.

Os professores são estimulados a desenvolver conteúdos audiovisuais sobre temas como cidadania, combate à corrupção e arrecadação de impostos. A professora Ana Lúcia Oliveira de Carvalho, que leciona na Escola Classe Kanegae, na Colônia Agrícola Riacho Fundo, conta que, ao longo do projeto, tem utilizado fábulas e exemplos do cotidiano para ensinar a importância dos tributos e da conscientização cidadã.

 

A educação fiscal começa com pequenas atitudes, como ser honesto e respeitar as regras de convivência, e se estende a um entendimento mais amplo da arrecadação tributária e seu impacto na sociedade”, enfatiza Ana Lúcia. Ela acrescenta que a formação em produção audiovisual abre um leque de atividades em sala de aula. “Podemos trabalhar esses conceitos a partir das pequenas atitudes do dia a dia, tanto na escola quanto em casa e na comunidade. Por sermos uma escola do campo, trabalhamos muito a questão da sustentabilidade para eles entenderem melhor o que é cidadania”, explica.

 

Participante das atividades do projeto há cerca de três anos, a professora do Centro Educacional 310, de Santa Maria, Michelle Fabianne Carvalho, destaca a importância do projeto e da plataforma disponibilizada aos professores que participam do Projeto EnCena. “Ajuda muito na preparação das aulas, especialmente em projetos que envolvem os alunos em atividades práticas”, explica.

 

A professora Michelle ressalta que os estudantes têm sido cada vez mais capazes de atuar com filmagem e edição de vídeos, utilizando habilidades em artes visuais e música para a criação de conteúdos. “É incrível presenciar a mudança que acontece na maioria dos alunos que participam das atividades”.

 

A proposta pedagógica do EnCena envolve várias ações, tais como a utilização de um aplicativo gamificado, acesso a mídias digitais, produção audiovisual, capacitação de professores e uso de metodologias ativas para gerenciamento dos processos de ensino e de aprendizagem. Entre os objetivos do projeto estão estimular o interesse da comunidade escolar em conteúdos fiscais por meio do uso interativo de ferramentas tecnológicas, incentivar a cidadania e desenvolver os conteúdos da educação fiscal de forma lúdico-pedagógica.

 

*Com informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF)

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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