Gestores brasileiros participam de missão educacional nos EUA até 9/12
Da Redação Ascom/SEEDF
A Secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, ao lado de outros gestores educacionais brasileiros, participa de uma missão promovida pela Embaixada Americana no Brasil e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), nos Estados Unidos, até o dia 9 de dezembro. O objetivo é conhecer experiências sobre prevenção da violência, segurança escolar, disciplina escolar solidária, além de aprendizagem social e emocional, envolvimento da família, colaboração, abordagens sensíveis ao trauma e serviços de saúde mental.
Para a secretária Hélvia Paranaguá, trabalhar com ações preventivas é uma das chaves para o combate à violência no ambiente escolar. “Não se faz um ambiente pacífico sem trabalhar valores, virtudes, integridade, questões de baixa autoestima dos estudantes, de saúde mental, questões que envolvem o bem-estar dos estudantes“, destacou após o primeiro dia de atividades.
“Para isso, nós temos dois programas, que são prioritários para o ano de 2024: o programa de Cultura de Paz nas Escolas e o programa NaMoral, em parceria com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Nós temos que trabalhar as ações preventivas e para trabalhar essas ações preventivas esses dois programas são fundamentais.“, destacou.
Além da representante do DF, o encontro tem a participação das secretárias Kuka Chaves (AM), Eliana Estrela (CE), Roberta Barreto (RJ) e o secretário Igor de Alvarenga (MG).
Como parte das atividades da missão, nesta segunda (4/12), os secretários foram recebidos no AIR (Institutos Americanos de Pesquisas), uma organização que realiza pesquisas em ciências sociais e comportamentos. Os secretários puderam visitar, ainda, o Departamento de Educação dos Estados Unidos, onde conheceram a Política Federal de Educação em apoio às escolas seguras e solidárias.