Participação da comunidade é importante, pois ajuda na elaboração e aprimoramento de políticas educacionais
Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) convoca toda a comunidade escolar para as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023. Aplicado pelo Instituto Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é um conjunto de avaliações externas que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Este ano, a aplicação do Saeb, pelo INEP, ocorrerá entre os dias 23 de outubro e 10 de novembro de 2023, em todo o país.
Através da aplicação de testes e questionários a cada dois anos, o SAEB avalia o desempenho dos estudantes em um conjunto e interpreta esses resultados com base em uma variedade de informações contextuais. A edição deste ano do Saeb fecha um ciclo que tem como objetivo verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia. Por isso, a SEEDF destaca a importância da participação de toda comunidade escolar no processo.
Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o Saeb é uma grande oportunidade de avaliar e aprimorar políticas públicas no Distrito Federal. “A avaliação de uma rede de ensino, em todos as suas dimensões, é ação de suma importância, pois permite que professores e gestores desenvolvam ações, projetos, programas e políticas de intervenção alinhadas às reais necessidades diagnosticadas nas áreas e etapas avaliadas”, ressalta a gestora.
Os questionários são voltados ao secretário de Educação, aos diretores de escola, a alguns professores de turmas e disciplinas que fazem provas e aos alunos participantes. O questionário do aluno é entregue em papel, já os demais são respondidos online.
Quem participa do Saeb: → Educação Infantil, por meio de professores e diretores, em escolas públicas, privadas e conveniadas com o poder público; → Ensino Fundamental em turmas de 2º, 5º e 9º anos em escolas públicas e privadas; → Ensino Médio em turmas de 3º ano e 4º ano de escolas públicas e privadas.
|