27.6 C
Distrito Federal

Secretaria de Educação promove aula Magna de Governança de Serviços

Mais Lidas

Evento destacou a importância da participação social na gestão pública

Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF

 

 

A aula magna de Governança de Serviços, realizada no auditório Neusa França, na última terça-feira (5), reuniu representantes e servidores de diversos órgãos do Distrito Federal. O evento teve como objetivo evidenciar a relevância da participação social no processo de tomada de decisão. Desde 2023, a aula é ministrada pela subcontroladora de Governança e Compliance, Cecília Fonseca, e pela ouvidora-Geral interina, Fernanda Oliveira, ambas da Controladoria-Geral do DF.

 

Realizada semestralmente, a primeira turma contou com a participação de servidores da Secretaria de Educação. A proposta do projeto visa capacitar os servidores para que possam implementar melhorias concretas no cotidiano dos órgãos e oferecer serviços à sociedade com excelência. A ideia da governança inclui promover diálogo e coordenação nas ações voltadas ao cidadão, integrando-o no processo de tomada de decisão.

 

O evento contou com a presença da secretária de Estado de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, do subsecretário executivo, Isaias Aparecido, além de representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Economia, Secretaria de Estado de Justiça, Secretaria da Pessoa com Deficiência, da Controladoria-Geral, da Defensoria Pública do DF, entre outros. Hélvia Paranaguá enfatizou a importância de estabelecer parcerias. “Somos uma rede inclusiva e acreditamos em um trabalho colaborativo. A Carreta da Defensoria Pública é um belo exemplo de parceria com a Secretaria de Educação que deu muito certo.

 

Somos uma rede inclusiva e acreditamos em um trabalho colaborativo. A Carreta da Defensoria Pública é um belo exemplo de parceria que deu muito certo.

Hélvia Paranagua, secretária de educação do DF

 

A aula magna apresentou soluções propostas pelos próprios servidores. Ao longo do curso, foram trabalhadas dinâmicas que envolvem técnicas de inovação, design thinking, mentoria assistida, mapas de empatia, entre outros. Segundo a subcontroladora de Governança e Compliance, Cecília Fonseca, a SEEDF se destacou em governança pública.

 

Aqui na Secretaria de Educação, que é uma das secretarias com maior maturidade em governança do GDF, nós sabemos que o fluxo foi seguido da forma correta, deliberado no comitê interno de governança e tem sido monitorado também o resultado. Então vocês são um exemplo não só em termos de entrega para a sociedade, mas também em termos de governança pública”, destacou.

 

 

De acordo com a ouvidora-geral interina, Fernanda Oliveira, a proposta do curso é ser realizado em diversas equipes, como assessorias de planejamento, comunicação e ouvidoria, para que elaborem soluções em conjunto. “O desafio é discutido e trabalhado por equipes. Então não é um servidor capacitado isoladamente, é a construção de uma solução coletiva com equipes do mesmo órgão. Eles juntos destrincham o problema e, a partir dali, começam a pensar em soluções factíveis e possíveis de implementação. ”

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias