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Distrito Federal

SEEDF promove palestra sobre Gestão de Riscos nas Contratações

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Evento foi mediado pelo auditor de controle interno da CGDF, Robson Lopes

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, nesta terça-feira (14), a palestra “Gestão de Riscos e a Lei de Licitações e Contratos Administrativos” (Lei n° 14.133, de 1° de abril de 2021). O evento, organizado pela Unidade de Controle Interno da SES, teve como mediador o auditor de Controle Interno da Controladoria-Geral do DF (CGDF), Robson Lopes, e contou com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, além de servidores atuantes no planejamento de contratações e gestores educacionais. A palestra ocorreu no auditório Espaço Neuza França, no Shopping ID.

É um dia muito importante para discutirmos essa técnica de gerenciamento de riscos, fundamental tanto para aqueles envolvidos nos processos de aquisição e licitação, quanto para os responsáveis pela gestão, como diretores de escolas e áreas específicas, como tecnologia da informação e infraestrutura“, destaca a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá.

 

O objetivo da palestra foi enfatizar a aplicação da gestão de riscos, especialmente no contexto da Lei Federal n.º 14.133, de 1º de abril de 2021, que estabelece normas gerais de licitação e contratações, incluindo aspectos relacionados à governança pública, como a prática da gestão de riscos.

 

O auditor da CGDF, Robson Lopes, ressaltou a importância de incorporar a gestão de riscos nas contratações do setor educacional. “A gestão de riscos tem o potencial de auxiliar gestores e servidores na prevenção de problemas. Antecipar situações que possam comprometer, por exemplo, as compras educacionais, identificando suas causas e impactos, é crucial“, explica Lopes. “É fundamental que essa cultura seja integrada aos processos de trabalho da secretaria para fortalecer as medidas preventivas“, acrescenta.

 

Lopes ainda destacou que a gestão de riscos pode contribuir para a transparência e eficiência das contratações na área da Educação. “As medidas de prevenção, de combate à corrupção, de desvios, enxergamos na transparência um elemento importante de contribuição, tanto no controle social quanto no controle administrativo. Então, a transparência, que também é um elemento da governança, é uma prática prevista dentro desse grande guarda-chuva da governança pública e também um elemento que faz parte e é um controle da gestão de riscos”, concluiu.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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