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Distrito Federal

SEEDF promove Semana Distrital da Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva

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Comunidade escolar poderá participar dos cursos que serão transmitidos online no canal da Eape a partir desta terça (5)

Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal, por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin) e da Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape), promove a Semana Distrital da Conscientização e Promoção da Educação Inclusiva aos Alunos com Necessidades Especiais. A comunidade escolar poderá participar de três cursos diferentes que serão transmitidos online no canal do Youtube da Eape a partir desta terça (5).

 

O objetivo é defender os direitos dos alunos com deficiência ou com necessidades educacionais especiais, assegurar a consolidação da educação inclusiva, combater a discriminação e a intolerância e promover o respeito à diversidade.

 

Com esses cursos temos o objetivo de buscar um alinhamento da nossa comunidade escolar sobre educação especial e inclusiva. Temas como inclusão de estudantes autistas e comunicação para surdos serão tratados com o intuito de contribuir para uma formação mais completa dos nossos professores”, explica Vera Lúcia Ribeiro de Barros, subsecretária da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral.

 

Confira a programação:

 

Terça-feira (5/3) – 9h às 12h

Convivendo na diversidade: os vários atores no contexto da educação infantil/educação especial e seus papéis

 

A inclusão como um direito e um dever na escola atual

A convivência de pessoas típicas e pessoas com deficiência/TEA na educação infantil

As responsabilidades de toda a comunidade escolar, destacando a ação docente

 A função da escola no processo inclusivo das crianças com deficiência

Como assegurar os direitos das crianças com deficiência dentro da UE (Adequação Curricular e AEE)

 

Quarta-feira (6/3)  – 14h às 17h

Inclusão do estudante com transtorno do espectro autista

 

Estratégias de avaliação e planejamento para alunos com TEA

Protocolos e Escalas  de avaliação e intervenção para alunos com TEA

Práticas Baseadas em Evidências – PBE

Sugestões de Adaptações

Organização de sala de aula e Cuidados com materiais

Rotina Diária Estruturada e Comunicação

 

Quinta-feira (7/3) – 14h às 17h

Precisamos conversar sobre a educação bilíngue de surdos 

 

O encontro “Precisamos conversar sobre a educação bilíngue de surdos” é um convite dos professores surdos Adriana Gomes (SEEDF) e João Paulo Miranda (UnB) para refletirmos sobre a importância da educação bilíngue para estudantes surdos.

 

Os professores também tratarão dos principais desafios na implementação de uma educação verdadeiramente bilíngue e da importância da formação dos profissionais que atuam na educação de surdos.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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