26.6 C
Distrito Federal

SEEDF promove seminário sobre alimentação saudável

Mais Lidas

Evento contou com presença de  autoridades, gestores, professores, nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição.

Por Lívia Barros, Ascom/SEEDF

 

 

Garantir uma alimentação saudável às crianças e promover a consciência da importância de se comer bem são os objetivos do VI Seminário de Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas do Distrito Federal (DF), realizado na última quinta, 14, no Espaço Neusa França, no shopping ID.

 

O evento promovido pela Secretaria de Educação foi destinado a gestores, professores, nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição e profissionais interessados na temática. O encontro contou com a presença de representantes do Conselho Regional de Nutrição, Sindicato de Estabelecimentos Particulares, Conselho de Alimentar Escolar e Vigilância Sanitária/ Secretaria de Saúde. Uma delegação do Mato Grosso e Ruanda também estavam presentes em visita para conhecerem as práticas exitosas implantadas nas escolas do DF.

 

Em nossas escolas, as crianças recebem pratos saudáveis e coloridos.  Contamos 60 itens alimentares em nossos cardápios, sendo 40 vindos da agricultura alimentar.

Fernanda Mateus, Subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais

 

Para a Subsecretária de Apoio às Políticas Educacionais, Fernanda Mateus, o evento foi uma oportunidade para o Distrito Federal apresentar suas práticas exitosas e promover uma troca de experiências. “ Hoje estamos recebendo a delegação de Ruanda e do Mato Grosso, que vieram conhecer nossos programas. Em nossas escolas, as crianças recebem pratos saudáveis e coloridos.  Contamos 60 itens alimentares em nossos cardápios, sendo 40 vindos da agricultura alimentar”, comenta.

 

O evento promovido pela Secretaria de Educação foi destinado a gestores, professores, nutricionistas, técnicos e estudantes de nutrição e profissionais interessados na temática. Foto: Bruno Formiga.

 

 

A programação do seminário contou com palestras de especialistas e a apresentação e premiação das quatro experiências selecionadas na Mostra de boas práticas. As escolas finalistas foram Colinho de Mãe, de Sobradinho, Escola Bilíngue Kingdom, do Lago Sul, Escola Classe Monjolo, de Planaltina e Escola Classe 03 de Ceilândia. O público também conheceu o programa “Descasque mais, desembale menos” implantado na Escola Classe 61 de Ceilândia.

 

O Subsecretário de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde do DF, Fabiano dos Anjos, ressaltou a importância do trabalho em equipe para a conscientização da importância da alimentação saudável. “ Todos dentro da escola são responsáveis por esse movimento. A boa alimentação requer um bom processo de educação e isso precisa ser pensado e executado em equipe, por todos”, comenta.

 

Os especialistas e autoridades promoveram o debate sobre a importância da promoção de uma alimentação saudável nas escolas para desenvolvimento de hábitos alimentares adequados desde a infância e também trouxeram algumas práticas que podem ser adotadas como:  Incentivar e envolver alunos e responsáveis, contratar fornecedores locais, promover a segurança dos alimentos, contar com o auxílio de profissionais especializados, complementar a alimentação saudável com atividade física regular.

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias