28.6 C
Distrito Federal

Equipes do GDF fazem ações emergenciais de cortes e podas de árvores após fortes chuvas

Mais Lidas

O Governo do Distrito Federal (GDF) intensificou as ações de corte e poda de árvores na área central de Brasília com a chegada do período chuvoso. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) mobilizou, nesta quinta-feira (23), aproximadamente 200 servidores para atender ocorrências preventivas e emergências depois das fortes chuvas registradas na quarta-feira (22).

“O serviço emergencial está sendo feito pela Diretoria das Cidades da Novacap. Nós triplicamos o número de equipes nessa frente, temos uma ampliação de 150% de grupos de trabalho no Plano Piloto para atendimento às demandas”, detalha o diretor das Cidades, Raimundo Silva.

Cerca de 15 equipes da companhia foram mobilizadas ao longo desta quinta-feira (23) em diversas quadras da Asa Sul. Na SQS 313, por exemplo, os trabalhos começaram cedo. “Fomos bem ágeis para responder a essa ocorrência. Aqui, uma árvore caiu em cima da outra. Hoje, montamos uma força-tarefa para atender todos esses chamados arbóreos e, se precisar, vamos trabalhar também no final de semana para que tudo volte à normalidade o quanto antes”, explica o engenheiro florestal servidor da Diretoria das Cidades, Leonardo Rangel da Costa.

Até a manhã desta quinta-feira (23), a Novacap havia registrado 107 ocorrências com relação a árvores ou galhos que caíram com as fortes chuvas. A servidora pública Nathali dos Santos, de 38 anos, elogiou a eficiência do governo para limpar a quadra onde mora. “Aqui na SQS 313, eu vi, desde hoje cedo, que já estavam trabalhando e retirando tudo que havia caído. Quando voltei do trabalho, por volta das 13h30, boa parte já estava bem limpa, com um um caminhão recolhendo o que ainda faltava”, disse.

Ocorrências

Na noite da última quarta-feira (22), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atuou em diversas ocorrências relacionadas à queda de árvores causadas pelas fortes chuvas.

O Plano Piloto foi a região administrativa mais afetada, com atuações nas quadras SQS 209, SQS 207, W3 711/511, SQS 114, SQS 306, Eixão (212 Sul), SQS 106/107, SQS 208, Parque da Cidade, SHIGS 703, SQS 214, SQS 112, SQMW 102, SQS 108/308, SQS 111 e SEPS 712/912.

A corporação atendeu chamados da mesma natureza em outras regiões administrativas, como Planaltina, Sobradinho, Santa Maria, Gama e Paranoá. Segundo o CBMDF houve obstrução de vias públicas na maioria dos incidentes.

Em casos de chuvas intensas, a recomendação é evitar transitar por vias alagadas, não estacionar perto de árvores e redobrar a atenção em possíveis locais de risco. Em casos de acidentes ou emergências, o CBMDF poderá ser acionado via 193.

Trabalho preventivo

O serviço relacionado às árvores no DF ocorre ao longo de todo o ano. Em 2024, foram mais de 96 mil intervenções arbóreas de janeiro a novembro, distribuídas entre 78.332 podas, 12.431 supressões de árvores com risco de queda ou de causarem algum dano material, 5.325 retiradas de árvores mortas e 617 recolhimentos de árvores caídas.

Essas ações foram realizadas principalmente em regiões com alta densidade de cobertura arbórea, como Plano Piloto, Sudoeste/Cruzeiro, Taguatinga, Samambaia, Planaltina e Brazlândia. Além de garantir a segurança e a manutenção da vegetação urbana, as intervenções promovem melhorias na qualidade ambiental e na paisagem das áreas atendidas.

O brasiliense pode solicitar à companhia o serviço de poda ou remoção de árvores mortas, além de supressão vegetal. Ao receber a demanda, a pasta encaminha aos setores responsáveis para tomar as devidas providências. As solicitações também podem ser feitas pelo site da administração regional, disponível 24 horas no portal do cidadão, e pelo telefone 156.

23/01/2025 - Equipes do GDF fazem ações emergenciais de cortes e podas de árvores após fortes chuvas

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias