20.6 C
Distrito Federal

Estrada Parque Dom Bosco recebe microrrevestimento para prolongar vida útil do asfalto

Mais Lidas

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) iniciou a reconstrução da pavimentação asfáltica da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB/DF-025), no Lago Sul. Os trabalhos são realizados no período noturno, das 21h às 6h, em uma faixa por vez. Tudo para minimizar o impacto no trânsito.

As obras são feitas em um trecho de cerca de 8 km, que vai das imediações do Centro Comercial Gilberto Salomão até o viaduto do aeroporto. “Esses serviços são divididos em duas etapas. Primeiro, nós fazemos a recuperação de trechos degradados. Retiramos aquele pavimento danificado e trocamos por um pavimento novo, aí ele fica já recuperado funcionalmente. Depois, a gente vem e aplica o microrrevestimento asfáltico”, explica o superintendente de Obras do DER-DF, Cristiano Cavalcante.

O microrrevestimento é feito e aplicado por caminhões chamados de usina móvel, que podem produzir até 9 mil m² de material por dia. Segundo o DER, o trecho que a usina móvel percorre recebe uma camada de asfalto com 1,5 cm de espessura, composta por uma mistura de brita, cal e emulsão especial. Na prática, essa nova camada é capaz de prorrogar a vida útil da pista, lhe dando ao menos mais cinco anos em boas condições.

Essa prática, chamada pelo DER-DF de “rejuvenescimento asfáltico”, já foi aplicada no Pistão Norte e no Pistão Sul. Após a conclusão dos trabalhos na Estrada Parque Dom Bosco, a previsão é de que a técnica seja levada à Estrada Parque das Nações (EPNA/DF-004), à Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003) — no trecho entre o Catetinho e a saída para o aeroporto — e à Estrada Parque Contorno (EPCT/DF-001) —, no trecho entre a via Estrutural e a BR-080.

Ao todo, serão aplicados 300 mil m² de microrrevestimento asfáltico nas vias do DF. Depois do recapeamento, há a pintura da sinalização horizontal. O DER tem realizado os serviços em uma força-tarefa para que todos eles sejam concluídos ainda no período da seca. “É qualidade de vida. Você traz conforto, traz segurança. Nesse período que está se aproximando, de chuvas, ocorrem muitos deslizamentos de veículos, ocasionando acidentes. O microrrevestimento aumenta a aderência do pavimento e reduz bastante o número de acidentes nas vias”, enfatiza Cristiano Cavalcante.

No Lago Sul, a população tem aprovado a iniciativa. “É muito importante, porque a gente precisa disso aqui no nosso dia a dia, para ir para o trabalho, para buscar filho na escola”, pontua a cabeleireira Antônia Jéssica Gonçalves. “Nada melhor do que você dirigir em um asfalto 100%”, emenda o mestre de capoeira Fabrício Faria. Já o motorista de aplicativo Gildemar da Conceição destacou a importância de o trabalho ser executado à noite: “É melhor para nós, porque de dia seria um engarrafamento terrível para todo mundo”.

Fonte: Agência Brasília

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias