A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) informou à Vara de Execuções Penais (VEP) que a fiscalização da 7ª saída temporária do ano, referente ao saidão do Dia das Crianças, foi afetada pela falta de adesão dos policiais penais ao Serviço Voluntário Gratificado (SVG) neste mês de outubro.
A saída temporária está mantida e ocorre entre esta quinta-feira (9/10) e segunda-feira (13/10), conforme confirmou a VEP à reportagem nesta terça-feira (7/10).
Em documento enviado à VEP na segunda-feira (6/10), o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, afirmou que a não adesão ao serviço voluntário inviabilizou a execução integral das atividades programadas para o período. Segundo ele, o SVG é considerado essencial para manter as rotinas das unidades prisionais, garantir a segurança interna e proteger servidores, visitantes e internos.
Para minimizar os impactos, a Seape deslocou agentes da Diretoria de Fiscalização da Polícia Penal para escoltas hospitalares. “Diante desse cenário, uma das atividades diretamente impactadas é a fiscalização dos apenados beneficiados pela 7ª Saída Temporária”, explicou o secretário.
A Seape reforçou que, mesmo diante da mobilização dos policiais, está adotando medidas para manter a segurança e as fiscalizações, com apoio das demais forças de segurança do DF. A saída está autorizada para custodiados do regime semiaberto que têm direito ao benefício, conforme Portaria VEP nº 001, de 10 de janeiro de 2025.
A categoria dos policiais penais reivindica o cumprimento de um acordo sobre redução de interstício e a aplicação do mesmo percentual de reajuste salarial concedido às demais forças de segurança. A União propôs reajustes de até 24,43% para policiais e bombeiros militares e até 27,27% para policiais civis.
A população pode colaborar com o monitoramento da saída temporária denunciando possíveis irregularidades por meio do Disque-Denúncia da Polícia Penal, disponível pelo telefone e WhatsApp (61) 9 6666-6000. As denúncias são anônimas e tratadas com sigilo.
fonte:Metropoles