22.6 C
Distrito Federal

Futuro Campeão seleciona esportistas para representar o DF no futebol

Mais Lidas

Mais do que levar a prática de esporte e lazer ao dia a dia da população, os centros olímpicos e paralímpicos (COPs) do Distrito Federal investem na formação de atletas de alto rendimento por meio do programa Futuro Campeão.

A iniciativa consiste na seleção de atletas para participarem de treinos intensos – em média, cinco vezes por semana –, com direito a uniforme, transporte, alimentação e material esportivo cedido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL). Só neste ano, o governo disponibilizou R$ 700 mil ao programa, que teve 232 vagas para participantes.

Neste fim de semana, serão selecionados 30 atletas do sexo masculino nascidos entre 2003 e 2007 | Fotos: Gustavo Roquete/Capital CF

“A iniciativa combina o nosso trabalho na área social com o esporte de rendimento, transformando a vida desses jovens que moram nas regiões administrativas do DF e que têm, nos centros olímpicos e paralímpicos, o primeiro contato com as responsabilidades de uma vida de atleta, com mais disciplina, superação e foco. São aprendizados que eles levarão para a vida”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

“Serão garotos que vão treinar no centro olímpico para disputar o campeonato candango. Mas a ideia é que eles se tornem, num futuro próximo, profissionais do esporte mesmo”
Godofredo Gonçalves, presidente do Instituto Axiomas

Neste fim de semana (10 e 11), a partir das 8h30, o COP São Sebastião será palco de mais uma seleção do Futuro Campeão. Serão selecionados 30 atletas do sexo masculino nascidos de 2003 a 2007 para treinar futebol e representar o centro no Campeonato Candango Juniores, a ser realizado em maio.

Até terça-feira, a “peneira” já contava com 184 inscritos. As inscrições seguem até esta sexta-feira (9) e podem ser feitas pelo site do Instituto Axiomas ou no próprio COP São Sebastião.

Seleção da equipe

“Estamos montando a equipe de futebol de alto rendimento do COP São Sebastião. Serão garotos que vão treinar no centro olímpico para disputar o campeonato candango. Mas a ideia é que eles se tornem, num futuro próximo, profissionais do esporte mesmo”, explica o presidente do Instituto Axiomas, Godofredo Gonçalves. A organização da sociedade civil (OSC) é responsável pela organização das atividades em três COPs: São Sebastião, Samambaia e Riacho Fundo.

Os atletas selecionados vão treinar no campo de futebol do COP São Sebastião | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Os 30 jovens selecionados farão treinos específicos cinco vezes por semana no COP São Sebastião. Só neste ano, o Instituto Axiomas fez outras duas seleções do Futuro Campeão para escolher atletas de alto rendimento. Foram selecionados 60 participantes para natação e tênis, sendo 30 para cada modalidade.

“É um investimento primordial e fundamental. Primeiro, porque o jovem que está praticando esporte não está vulnerável às drogas. O esporte dá muita disciplina, noção de educação e crescimento. É a oportunidade de [os atletas] se tornarem profissionais e bons cidadãos”, acrescenta Gonçalves.

As seletivas do Futuro Campeão são feitas em cada unidade do COP, com organização da sociedade civil responsável.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias