Ednei Moreira de Jesus, 40 anos, foi condenado pelo Tribunal do Júri de Brasília a nove anos, 10 meses e 24 dias de prisão em regime fechado, por tentar agredir um homem com golpes de facão no pescoço, em novembro de 2017, na Cidade Estrutural. O crime ocorreu após Ednei, que morava próximo à sogra da vítima, ser questionado pela esposa do homem sobre importunações frequentes contra a sogra.
No dia do ataque, Ednei se armou com um facão, assustando a mulher que fugiu do local. Quando o marido dela buscou explicações, foi perseguido e golpeado no pescoço, conseguindo escapar após empurrar o agressor. A Justiça entendeu que Ednei agiu por motivo fútil e destacou seu longo histórico criminal, incluindo condenações anteriores por tentativa de homicídio, roubo, furto, latrocínio e agressão.
Ednei está preso desde 2022 e já responde por diversos crimes, entre eles uma tentativa de homicídio em 2023, onde esfaqueou dois homens, um deles cadeirante. Apesar de ter fugido de um cerco policial em 2022, foi capturado por uma força-tarefa da Polícia Civil do Distrito Federal. A Justiça determinou que Ednei cumpra a pena em regime fechado, sem possibilidade de recorrer em liberdade.
Fonte: Metrópoles, 2025