27.3 C
Distrito Federal

Ibaneis autoriza estudo para expansão do Metrô até Gama e Santa Maria

Projeto prevê criação da Linha 2, com 50 km de trilhos e integração com o Entorno. Expansão da Linha 1 também segue em obras em Samambaia.

Mais Lidas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), assinou nesta sexta-feira (19/9) a ordem de serviço que autoriza o início dos estudos técnicos e ambientais para a criação da Linha 2 do Metrô-DF. A nova linha deve ligar a Esplanada dos Ministérios ao Gama e Santa Maria, passando por regiões como Sudoeste, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo e Recanto das Emas.

A proposta busca atender áreas com grande demanda por transporte público e ainda prevê um ponto de transbordo para facilitar o acesso de moradores do Entorno. Segundo Ibaneis, o objetivo é garantir um planejamento a longo prazo para ampliar a mobilidade na capital. “É um projeto estruturante que precisa ser planejado e depois buscar recursos para execução”, destacou.

Durante o anúncio, o presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral Ribeiro, explicou que a Linha 2 terá cerca de 50 km de extensão e que a próxima etapa será a modelagem econômica do projeto. Além disso, foi mencionada a aquisição de 15 novos trens, com licitação prevista ainda para este ano.

Paralelamente, segue a expansão da Linha 1 em Samambaia. As obras incluem a construção de duas novas estações (35 e 36), com 7 mil m² cada, além de três viadutos, quatro passarelas aéreas e a estação de energia SR63. Serão acrescentados 3,6 km ao trajeto atual, beneficiando até 15 mil pessoas por dia.

O investimento total na obra de Samambaia é estimado em mais de R$ 400 milhões. O prazo de conclusão varia entre 2,5 e 4 anos. Também foi anunciado que algumas estações do Metrô, como as da Asa Sul e do ParkShopping, receberão unidades de atendimento médico com serviços de odontologia, fisioterapia e atendimento à comunidade.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias