O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou, na manhã desta terça-feira (28/10), que é “necessário chamar a responsabilidade das demais autoridades”, como o Ministério Público e o Poder Judiciário, em casos de violência, como o ataque sofrido pelo motorista de aplicativo Elias Alves dos Santos Filho, de 37 anos, em Ceilândia, na madrugada de domingo (26/10).
Durante a entrega de novas viaturas na Praça do Buriti, Ibaneis criticou a soltura de criminosos por parte do Judiciário e do MP, afirmando que a Polícia Militar muitas vezes acaba “enxugando gelo”. “O policial volta para casa decepcionado porque o bandido vai para a rua antes mesmo de o policial sair da delegacia e volta a delinquir”, disse.
O governador também citou outro caso recente, o assassinato de um jovem que reagiu a um assalto, reforçando que a culpa não seria da PM, mas da legislação que permite a liberação rápida de criminosos.
Ibaneis aproveitou para defender penas mais severas como forma de proteção à sociedade e anunciou que, em abril de 2026, a vice-governadora Celina Leão (PP) assumirá o Governo do DF enquanto ele pretende concorrer ao Senado, tendo a segurança pública como principal pauta.
Fonte:Metrópoles


