Liderando isoladamente todas as pesquisas, a coligação Unidos Pelo DF- PMDB, PP, PL,PROS,Avante,Agir e Solidariedade foi registrada no TSE e deu início à campanha oficial na tarde desta terça-feira (16) no Arena Hall Sara Nossa Terra em Vicente Pires, recebendo candidatos da coligação e militância dos partidos políticos aliados a Ibaneis.
Com 31% de aprovação do seu primeiro Governo, segundo a pesquisa IPEC encomendada pela TV Globo divulgada na segunda-feira feira(15), Ibaneis começa sua campanha à reeleição com o pé direito e com o apoio de Flávia Arruda, presidente do PL, que aparece liderando as pesquisas para ocupar a única vaga para o Senado Federal pelo DF.
Durante seu mandato, Ibaneis Rocha promoveu ações voltadas para o atendimento de famílias carentes com criação de programas sociais, como: Prato Cheio, Vale Gás e Cartão Escolar, além de frentes como o Renova DF, que emprega temporariamente e qualifica milhares de pessoas para o mercado de trabalho, e a continuidade dos Restaurantes Comunitários com refeição a 1 real e café da manhã a 0,50 centavos, para combater a fome, pretendendo ampliar o atendimento para os domingos no próximo mandato, caso seja reeleito.
Ibaneis ganhou credibilidade com a retomada de serviços públicos completamente paralisados no governo passado, como a volta do atendimento 24h nas delegacias de polícia, além da implementação de políticas públicas voltadas para mulheres com a criação da Secretaria da Mulher para combater, principalmente, o feminicídio.
Durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19, Ibaneis foi o primeiro governador a tomar iniciativas para o combate do vírus e conseguiu, em tempo hábil, a vacinação em massa. Mesmo com a pandemia, o DF deu continuidade na execução de obras viárias e na construção de dez novas Unidades Básicas de Saúde e, também, acelerou as filas das cirurgias eletivas sacrificadas por causa da Covid-19, em parceria com a rede privada.
As ações constantes do GDF durante o mandato de Ibaneis estreitou laços com a sociedade do Distrito Federal em suas várias esferas, como com as Igrejas, que receberam do governador respeito, sem derrubadas de templos, recebendo o título de serviço essencial para a população durante a pandemia. Hoje o governador conta com uma boa parte dos líderes evangélicos e católicos do DF.
Esses motivos pelos quais o governador lidera com folga as intenções de votos para sua reeleição são rechaçados pela oposição que tenta, sem musculatura, emplacar alguém para ser adversário de Ibaneis na corrida para o Palácio do Buriti.
Acompanhado da candidata à vice-governadora Celina Leão, Ibaneis deverá fazer uma campanha pelas cidades do DF com promessas de continuidade da marca de 1400 obras que deram identidade e marcaram o governo.
Outra área que é prioridade nos discursos de Ibaneis é a Saúde Pública. Em debates e sabatinas, o governador já prometeu mais três hospitais para o DF e mais equipes de Saúde da Família para a Atenção Primária.
O paradigma da não reeleição no DF poderá ser quebrado por Ibaneis (MDB), que tem clima positivo nas caminhadas pelas ruas do DF.
Cris Oliveira