29 C
Distrito Federal

Infraestrutura rural é prioridade no Itapoã durante temporada de chuvas

Mais Lidas

Com o período chuvoso batendo à porta, o Núcleo Rural Capão da Erva, no Itapoã, ganhou atenção especial do Governo do Distrito Federal. Máquinas e equipes da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), com apoio da Administração Regional e da Segov, passaram os últimos dias reforçando a infraestrutura da região. O objetivo é simples: evitar que a chuva se transforme em transtorno para quem vive e produz no campo.

No pacote de intervenções, 25 bolsões d’água foram limpos e outros 20 abertos para ampliar a capacidade de contenção. Mais de 10 metros de dreno foram instalados, além da construção de 10 bigodes e 16 “peitos de pombo” — estruturas que direcionam o escoamento das enxurradas. Até uma ponte foi recuperada, garantindo passagem segura para moradores e escoamento da produção.

As medidas não são apenas técnicas. Elas representam tranquilidade para famílias que dependem das estradas rurais para chegar à cidade, levar alimentos às feiras ou cuidar do gado. “Estamos investindo na infraestrutura rural para que as chuvas não se transformem em um problema para os produtores e suas famílias. Estradas em boas condições e sistemas de contenção de água são essenciais para garantir segurança, conforto e produtividade no campo”, destacou o secretário de Agricultura, Rafael Bueno.

Os trabalhos no Capão da Erva fazem parte de um calendário permanente da Seagri-DF. Somente até setembro deste ano, 1.200 quilômetros de estradas rurais foram restaurados em várias regiões do DF. Em 2024, o total já ultrapassa 1.800 km, acompanhado da instalação e limpeza de dezenas de bolsões d’água.

Outra frente de ação é a revitalização dos canais de irrigação. Foram 8,13 km recuperados, o que amplia a capacidade de drenagem, protege lavouras e favorece o uso racional da água. Para as comunidades rurais, significa mais produtividade, menos prejuízos e a certeza de que a chegada das chuvas pode ser vista como aliada, não como ameaça.

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias