O papa-lixo é um contêiner semienterrado com capacidade equivalente à de uma caçamba, que permite o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa
Na manhã da quinta-feira (27), os moradores da Quadra 6 do Varjão acompanharam o início da instalação do papa-lixo no local, pedido pela administração regional da cidade para atender as demandas da comunidade.
Moradora da Quadra 6, Eliete Jesuína relatou que os vizinhos produzem muito lixo e isso juntava bastante insetos. “Já havia até pedido um contêiner para a administração regional porque o acúmulo de lixo aqui é um problema sério. Toda hora eu precisava jogar produtos de limpeza para melhorar o mal cheiro, que era muito forte”, ela conta.
“Além disso, os cachorros rasgavam as sacolas e mendigos que procuram comida espalhavam o lixo pela rua. Tenho certeza que a instalação desse papa-lixo vai evitar 100% desses problemas e nossa quadra irá ficar mais limpa, com mais qualidade de vida”, acrescenta Eliete.
O papa-lixo é um contêiner semienterrado, com capacidade de 5 metros cúbicos (equivalente à de uma caçamba), que permite o armazenamento dos resíduos de forma segura e limpa, minimizando os riscos de proliferação de vetores de doenças. Esse equipamento foi criado para atender a demanda da população que reside em locais de difícil acesso aos caminhões de coleta. Os resíduos despejados serão coletados diariamente.
Além de facilitar o acesso à coleta, o papa-lixo tem ajudado a sensibilizar a população para a importância de manter a limpeza urbana. Para isso, o local onde o equipamento é instalado recebe um projeto urbanístico com paisagismo ao redor, com uma mensagem de limpeza, saúde e cuidado.
“Todos os dias o SLU está nas ruas. Não só realizando a limpeza pública, mas também com a instalação de equipamentos como os papa-lixos. Já são mais de 300 instalados que ajudam muito manter a saúde, limpeza e beleza das nossas cidades”, disse o diretor-presidente do SLU, Silvio Vieira.
*Com informações da AR Varjão
Fonte: Agência Brasília