Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado nesta segunda-feira (21), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou que mais de 2 mil pacientes com a síndrome são atendidos e acolhidos em suas unidades de saúde.
A Síndrome de Down é uma condição genética que ocorre quando há uma cópia extra do cromossomo 21, o que resulta em características físicas e cognitivas distintas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a síndrome ocorre em cerca de um a cada 700 nascimentos.
No DF, os pacientes com Síndrome de Down são acompanhados desde o pré-natal, passando pelo nascimento e durante toda a vida. O atendimento é oferecido tanto na rede pública quanto na rede privada, com profissionais capacitados para atender às necessidades específicas desses pacientes.
Além dos cuidados de saúde, os pacientes com Síndrome de Down também recebem atenção na área educacional e social. A Secretaria de Educação do DF oferece apoio pedagógico para que esses alunos tenham um desenvolvimento adequado na escola. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e de Justiça e Cidadania do DF desenvolve programas e projetos que visam a inclusão social desses pacientes.
Segundo a secretária de Saúde do DF, Ana Paula Marques, é fundamental que a sociedade esteja atenta às necessidades dos pacientes com Síndrome de Down e que trabalhe pela inclusão e respeito a essas pessoas.
“É importante que os pacientes com Síndrome de Down sejam vistos como cidadãos plenos, com direitos e deveres como qualquer outra pessoa. Por isso, a Secretaria de Saúde do DF trabalha para oferecer um atendimento de qualidade e uma assistência integral a esses pacientes”, afirmou a secretária.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do DF, a rede pública de saúde conta com 25 unidades que oferecem atendimento especializado a pacientes com Síndrome de Down, com serviços como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, entre outros.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘895788158477535’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);