23.5 C
Distrito Federal

Park Way vai ganhar novo Centro de Educação da Primeira Infância

Mais Lidas

A rede pública de educação infantil do Distrito Federal será ampliada com a construção de um Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) no Núcleo Rural Vargem Bonita, no Park Way. O empreendimento receberá investimento de R$ 4,127 milhões do Governo do Distrito Federal, conforme contrato administrativo nº 166/2025, publicado no Diário Oficial do DF nesta quarta-feira (24).

A nova unidade será implantada em uma área de quase 4 mil metros quadrados e adotará o modelo arquitetônico Cepi tipo 2, previsto no Programa Proinfância, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O espaço foi projetado para atender até 94 crianças, contribuindo para a ampliação do acesso à educação infantil em regiões com demanda crescente.

O projeto prevê cinco salas de aula, sala multiuso, fraldário, lactário, áreas administrativas, sanitários, cozinha, refeitório e playground. Além disso, a unidade contará com ambientes planejados para garantir conforto, segurança e condições adequadas ao desenvolvimento pedagógico das crianças.

De acordo com a Secretaria de Educação do DF, o início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2026. O prazo de execução é de 305 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço pela Subsecretaria de Infraestrutura Escolar (Siae). O projeto técnico foi desenvolvido internamente pela pasta.

A infraestrutura externa também integra o planejamento da obra, com estacionamento que inclui vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos, área de embarque e desembarque, guarita, paraciclo, pátio descoberto, parquinho, iluminação, sistema de drenagem de águas pluviais, central de gás, castelo d’água e áreas verdes com tratamento paisagístico.

A construção do Cepi em Vargem Bonita faz parte da estratégia do Governo do Distrito Federal para reduzir a fila de espera por vagas em creches públicas. Em 2025, a entrega de nove Centros de Educação da Primeira Infância permitiu a redução da demanda de aproximadamente 24 mil para cerca de 4,5 mil crianças, com expectativa de atendimento integral ao longo do próximo ano.


Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias