20.6 C
Distrito Federal

Participe da 3ª edição da Ação de Plantio de Mudas em Santa Maria

Mais Lidas

A 3ª edição da Ação de Plantio de Mudas em Santa Maria já tem datas marcadas: será neste sábado (10), no Ribeirão Santa Maria, e na quarta-feira (14), no parque ecológico da cidade. O evento é realizado pela administração regional, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental e a organização sem fins lucrativos Serviço de Paz, Justiça e Não Violência do Pedregal (Serpajus).

Cerca de 300 mudas nativas do Cerrado estão prontas para serem plantadas nos dias 10 e 14 de dezembro

A participação é livre e indicada para todas as idades. O plantio começa às 8h30 no sábado e às 14h30 na quarta. É recomendado o uso de protetor solar, chapéu ou boné, calça e tênis, e que cada morador leve a própria garrafinha de água.

“É um evento em que temos a alegria de dizer que é bem aderido pela comunidade e, neste ano, teremos também a presença de alunos de escolas públicas. Estamos preservando o meio ambiente e preparando um futuro melhor para nós mesmos, com mais qualidade de vida e saúde”, afirma a administradora de Santa Maria, Marileide Romão.

Arte: Administração Regional de Santa Maria

Segundo a coordenadora da Serpajus, Rosário Ribeiro, o plantio anual de árvores na região administrativa ocorre desde os anos 2000 na nascente do Ribeirão de Santa Maria, com o objetivo de reflorestar a área. Em 2020, surgiu a parceria com a gestão local para aumentar a mobilização da população; o resultado foi a reunião de cerca de 100 pessoas nas duas edições (2020 e 2021), com o plantio de mais de 200 mudas.

Doadas pela Serpajus e pela Novacap, as mudas estão prontas para o plantio. Se nem todas forem plantadas nos dois encontros, outros serão realizados em janeiro | Foto: Divulgação

Para este ano, cerca de 300 mudas nativas do Cerrado estão prontas para o cultivo. “Duzentas mudas são de jatobá, uma espécie adequada para as beiras de rio. Se não conseguirmos plantar tudo nos primeiros encontros, realizaremos outros em janeiro para aproveitar o período chuvoso”, comenta Romão.

A diretora regional de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, Andryelle Castro, explica que a ação será acompanhada por técnicos do órgão. “Após a solicitação da ação no parque, a administração recebeu orientações sobre o cultivo correto, como a ordem de não plantar espécies exóticas ou invasoras para que a biodiversidade não seja prejudicada. Agora, nossos profissionais vão auxiliar o cultivo da forma adequada”, aponta ela.

As mudas foram doadas pela Serpajus e pela Novacap. Os leitos para as árvores já foram fundados na nascente do ribeirão pela organização sem fins lucrativos e por servidores e reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), lotados na administração regional.

Participe da 3ª edição da Ação de Plantio de Mudas em Santa Maria

Nos siga no Google Notícias

Comentários

Veja também

Últimas Notícias