Os 33 administradores regionais, secretários de governo e coordenadores de obras se reuniram na tarde desta terça-feira (14), no Salão Nobre do Palácio do Buriti. O encontro foi marcado para avaliar os serviços de manutenção e de infraestrutura nas cidades, assim como debater os próximos passos do Renova-DF, programa de capacitação profissional que reformou mais de 90 equipamentos públicos nos três últimos meses em Samambaia e Ceilândia.
“Existe o reconhecimento da população de que Brasília mudou. Temos hoje uma cidade bem cuidada e vamos continuar trabalhando com força para melhorar ainda mais”, avaliou o governador Ibaneis Rocha, que participou da reunião. Segundo ele, até o final de setembro mais duas regiões administrativas (RAs) vão receber os aprendizes do Renova-DF: Arniqueira e São Sebastião. Cerca de 700 aprendizes se dividirão entre os dois locais para tocar as reformas.
“Precisamos oferecer à população o melhor do serviço público e com qualidade”Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal
O governador elogiou o trabalho feito nas cidades. Além das obras tocadas pelos aprendizes, ele citou serviços de poda, limpeza, a construção de calçadas e reforçou a necessidade de as RAs prosseguirem com o serviço de tapa-buracos. “São ações que melhoram a qualidade de vida da população e nosso governo quer avançar cada vez mais nisso. Precisamos oferecer à população o melhor do serviço público e com qualidade”, determinou.
O secretário de Governo, José Humberto Pires, apresentou o balanço do Renova-DF aos administradores. Foram mais de 90 equipamentos públicos como praças, quadras poliesportivas, estacionamentos, estádios reformados em Ceilândia e Samambaia. Nas duas cidades cerca de 800 alunos aprenderam ofícios voltados à construção civil como práticas de pedreiro, jardinagem, serralheria e pintura de estruturas.
“Vamos a cada mês expandir o Renova-DF para as outras cidades. O retorno dado pela população é excelente”, destacou Pires. Em outubro, há a previsão de que até oito cidades sejam contempladas. Em São Sebastião, por sinal, ele chega no próximo dia 21, o que já gera expectativa por parte do gestor local.
“O programa já demonstrou que é um sucesso e temos muitos locais públicos para recuperar por lá”, observou o administrador, Allan Valim. “Fizemos um levantamento preliminar para encaminhar à Secretaria de Trabalho. Temos praças, quadras de esportes, pontos de encontro comunitário (PECs) e até o nosso Skate Park que precisam de reparos”, emendou.
Audiências para revisão do PDOT
Outro ponto discutido com os administradores regionais foi a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, reforçou aos administradores que no início de outubro se iniciam as oficinas temáticas com a participação da comunidade.
Nessas reuniões, com a presença de técnicos da pasta, são ouvidos os pleitos da comunidade sobre diversos temas como habitação, mobilidade e regularização fundiárias. Dessa forma, a sociedade civil auxilia na construção do plano diretor. “Esse engajamento com a comunidade é fundamental no momento. Nessas oficinas, vamos receber os anseios, os pleitos dos moradores em geral”, explicou o secretário.
Fonte: Agência Brasília